Fechar menu lateral

Informações para editores

Gestão de Periódicos e Ciência Aberta

A administração dos periódicos é uma atividade dinâmica que demanda muito estudo e qualificação dos editores. Assim deixamos aqui dois links para que possam consultar e se atualizarem a respeito da Gestão dos Periódicos ( Boas Práticas de Editoração) e sobre a importância da Ciência Abberta e como nossos periódicos podem contribuir com esta tendência.

–  Gestão Editorial de Periódicos Científicos: Tendências e Boas Práticas
–  Ciência Aberta para Editores Científicos 

ORCID

ORCiD (Open Researcherand Contributor ID) é um código identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico.  Facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).

Saiba mais sobre ORCID

O que é ORCID? (formato .pdf, tamanho 97 Kb)

Vídeo produzido pela UFABC que mostra a importância e como fazer seu ORCID

 

Integridade dos Periódicos/ Informações para conduta dos editores

Documento que dá as diretrizes internacionais/nacionais que devem ser seguidas pelos editores de forma a adotar os critérios de condução ética da editoração e da publicação de artigos. A adoção destes critérios é fundamental para avaliação dos periódicos para ingresso em bases de dados internacionais.

Diretrizes do CSE para Promover Integridade em Publicações de Periódicos Cientificos. (formato .pdf, tamanho 19,3 MB)

O que é Creative Commons? (formato .pdf, tamanho 419 KB)

Sobre Direitos Autorais. (formato .pdf, tamanho 465 KB)

 

ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos

É uma associação com interesse em desenvolver e aprimorar periódicos científicos brasileiros, aperfeiçoando a comunicação e a divulgação das produções científicas editadas no Brasil.

Saiba mais sobre a ABEC

 

Qualis Capes

O Qualis, Qualis-Periódicos ou Qualis/CAPES, é o sistema brasileiro de avaliação de periódicos (revistas científicas), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este sistema relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual. Ele classifica os periódicos quanto a sua qualidade, que é julgada e avaliada por comissão própria da área do conhecimento, distribuindo os mesmos nos estratos A, B e C. 

Muitas das revistas do Portal da UFJF já possuem classificação QUALIS, ou seja, já são atuantes e possuem textos envolvidos na formação de vários pesquisadores e estudantes dos cursos de pós-graduação da UFJF.

 Consultar o Qualis.

 

Manual/Tutorial do OJS 3

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) disponibiliza um Guia para o usuário do OJS 3. A obra é uma adaptação e ampliação do documento oficial do Open Journal Systems (OJS), publicada pela Public Knowledge Project (PKP ).Este trabalho foi desenvolvido colaborativamente, com vários pesquisadores e usuários do OJS, no âmbito do projeto firmado entre pelo IBICT e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), sendo desenvolvido na Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (CoTec).

Sistema detectores de plágio com versões gratuitas

Para atender os critérios de qualidade das publicações o emprego de sistemas de detecção de plágio são fundamentais para o atendimento a estes pré-requisitos.

https://www.docxweb.com/

https://copyspider.com.br/main/pt-br

https://www.plagius.com/br

https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio