Fechar menu lateral

Informações para editores

Capacitação de corpo editorial de periódicos

  • Como se tornar um editor de periódico – cursos de formação

Becoming an editor: curso gratuito, em inglês (textos e sem legendas), sem emissão de certificado, pare receber certificado é necessário pagar uma taxa, disponibilizado pelo PKP (grupo que desenvolve o OJS) e tem por foco a ideia do que é ser editor e função dos periódicos científicos;

  • Capacitação para peer review (avaliador/parecerista)

Becoming a Reviewer: curso gratuito, em inglês (textos e sem legendas), on-line disponibilizado pelo PKP (grupo que desenvolve o OJS) e tem por foco a ideia do que é ser avaliador/parecerista;

Focus on Peer Review: curso gratuito, em inglês (textos e legendas), on-line disponibilizado pela Nature e que tem por foco o treinamento de avaliadores/pareceristas. Realiza a apresentação das modalidades de avaliação por pares e sua importância dentro do ecossistema de publicação editorial.

  • Ética e publicação científica

Good Citation Behavior: curso gratuito online disponibilizado pela Clarivate e que tem por foco o uso adequado de citações.

  • Divulgação e comunicação científica

Introdução à divulgação científica: curso gratuito, em português, disponibilizado na modalidade MOOC pela Fiocruz que tem por foco o treinamento de pesquisadores na realização de divulgação científica (utilizando múltiplos tipos de suporte

  • Sobre Qualis e periódicos predatórios

Beall’s List: lista de periódicos e editoras potencialmente predadores;

Onde Publicar: lista, com sistema de busca mais funcional, dos periódicos que receberam avaliação Qualis no período 2013-2016;

Preda Qualis: lista de periódicos que receberam avaliação no Qualis / CAPES, mas que estão em listas internacionais de periódicos potencialmente predatórios;

Think. Check. Submit.: iniciativa com sugestão de elementos para identificação de periódicos predatórios.

  • Boas práticas em publicações – Ética na publicação, conduta dos editores e corpo editorial na condução da revista

Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP;

COPE: iniciativa, internacional, de promoção e orientação de pesquisadores, editores, editoras e demais envolvidos no processo de publicação científica com o intuito de apresentar diretrizes ética no processo editorial, disponibilizando estudos de casos, workshops, fórum de discussões sobre tópicos emergentes ou polêmicos, entre outros recursos;

Diretrizes de integridade na atividade científica – CNPq.

Licença Creative Commons – CC Brasil lança nova cartilha

As Licenças Creative Commons são hoje utilizadas para que autores e detentores de direitos de obras protegidas – como artigos, fotografias, filmes, músicas, trilhas, matérias jornalísticas, etc – possam sinalizar claramente, e de forma juridicamente válida, que desejam que sejam dados usos amplos às suas obras – sempre com citação da autoria.

Acesso pelo link: https://br.creativecommons.net/2021/02/02/novacartilhaccbrasil/

Gestão de Periódicos e Ciência Aberta

A administração dos periódicos é uma atividade dinâmica que demanda muito estudo e qualificação dos editores. Assim deixamos aqui dois links para que possam consultar e se atualizarem a respeito da Gestão dos Periódicos ( Boas Práticas de Editoração) e sobre a importância da Ciência Abberta e como nossos periódicos podem contribuir com esta tendência.

–  Gestão Editorial de Periódicos Científicos: Tendências e Boas Práticas
–  Ciência Aberta para Editores Científicos 

ORCID

ORCiD (Open Researcherand Contributor ID) é um código identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico.  Facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).

Saiba mais sobre ORCID

O que é ORCID? (formato .pdf, tamanho 97 Kb)

Vídeo produzido pela UFABC que mostra a importância e como fazer seu ORCID

Integridade dos Periódicos/ Informações para conduta dos editores

Documento que dá as diretrizes internacionais/nacionais que devem ser seguidas pelos editores de forma a adotar os critérios de condução ética da editoração e da publicação de artigos. A adoção destes critérios é fundamental para avaliação dos periódicos para ingresso em bases de dados internacionais.

Diretrizes do CSE para Promover Integridade em Publicações de Periódicos Cientificos. (formato .pdf, tamanho 19,3 MB)

O que é Creative Commons? (formato .pdf, tamanho 419 KB)

Sobre Direitos Autorais. (formato .pdf, tamanho 465 KB)

ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos

É uma associação com interesse em desenvolver e aprimorar periódicos científicos brasileiros, aperfeiçoando a comunicação e a divulgação das produções científicas editadas no Brasil.

Saiba mais sobre a ABEC

Qualis Capes

O Qualis, Qualis-Periódicos ou Qualis/CAPES, é o sistema brasileiro de avaliação de periódicos (revistas científicas), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este sistema relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual. Ele classifica os periódicos quanto a sua qualidade, que é julgada e avaliada por comissão própria da área do conhecimento, distribuindo os mesmos nos estratos A, B e C. 

Muitas das revistas do Portal da UFJF já possuem classificação QUALIS, ou seja, já são atuantes e possuem textos envolvidos na formação de vários pesquisadores e estudantes dos cursos de pós-graduação da UFJF.

 Consultar o Qualis.

Manual/Tutorial do OJS 3

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) disponibiliza um Guia para o usuário do OJS 3. A obra é uma adaptação e ampliação do documento oficial do Open Journal Systems (OJS), publicada pela Public Knowledge Project (PKP ).Este trabalho foi desenvolvido colaborativamente, com vários pesquisadores e usuários do OJS, no âmbito do projeto firmado entre pelo IBICT e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), sendo desenvolvido na Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (CoTec).

Sistema detectores de plágio com versões gratuitas

Para atender os critérios de qualidade das publicações o emprego de sistemas de detecção de plágio são fundamentais para o atendimento a estes pré-requisitos.

https://www.docxweb.com/

https://copyspider.com.br/main/pt-br

https://www.plagius.com/br

https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio