Fechar menu lateral

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1. Como devo proceder para realizar um Intercâmbio no exterior através do PIIGRAD?

O aluno que pretende ter uma experiência de graduação no exterior deve buscar o máximo de informações possíveis desde o início de sua vida acadêmica. Assim ele estará bem preparado na hora de realizar a inscrição no Programa de Intercâmbio Internacional. Algumas dicas que podem ser úteis:

– Visitar constantemente o site da Diretoria de Relações Internacionais <www.ufjf.br/internationaloffice> para estar informado sobre o programa e o processe de seleção;

– Buscar ter um perfil de aluno de excelência, mantendo o seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) acima da média;

– Realizar exames de proficiência no idioma do país escolhido;

– Pesquisar sobre as diferenças culturais e oportunidades acadêmicas oferecidas pelo país de destino.

Perguntas Frequentes

2. Quem pode se inscrever no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD) da UFJF?

Todos os alunos matriculados em curso de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, sejam do campus Juiz de Fora, sejam do campus Governador Valadares, estão aptos a se inscreverem e concorrerem a uma vaga de intercâmbio internacional em Instituição de Ensino Superior estrangeira parceira que conste no edital, respeitadas as especificidades descritas no documento.

Perguntas Frequentes

3. Quais são os pré-requisitos para um aluno se tornar elegível ao PIIGRAD?

Todos os alunos estão aptos a se inscrever, no entanto, existem alguns critérios que são considerados para a aprovação do aluno no PIIGRAD, como ter Índice de Rendimento Acadêmico Relativo (IRA-r) mínimo de 60; ter concluído no período da inscrição no mínimo 20% da carga horária total do seu curso e se comprometer a cursar, pelo menos, mais um semestre na Universidade Federal de Juiz de Fora no seu retorno ao Brasil.

Perguntas Frequentes

4. Por quanto tempo posso estudar na Instituição de Ensino estrangeira?

Salvo especificações das vagas previstas e discriminadas nos editais, o aluno da UFJF, aprovado no PIIGRAD e aceito pela Instituição de Ensino estrangeira, pode cursar de um a dois semestres no exterior. Quando for aprovado para intercâmbio de seis meses e quiser a prorrogação por mais seis meses, o aluno deve entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF (intercambio.dri@ufjf.br) para solicitar a permanência em intercâmbio. Com a solicitação, é necessário que o(a) estudante encaminhe a anuência da instituição parceira.

Perguntas Frequentes

5. Em quais países eu poderei fazer o meu intercâmbio?

A Universidade Federal de Juiz de Fora possui convênios com universidades em vários países. As instituições parceiras disponibilizam vagas que são apresentadas na parte de anexo dos editais do PIIGRAD.

Perguntas Frequentes

6. É preciso ter fluência em algum idioma?

Para se inscrever no programa, com exceção das instituições portuguesas, é necessário comprovar a proficiência mínima descrita no edital. Após a inscrição, quando o candidato classificado relizar a candidatura, a instituição estrangeira pode também exigir proficiência, podendo o idioma, o tipo de certificado ou o nível diferente do solicitado para fazer a inscrição no PIIGRAD. Vale lembrar que os testes de proficiência são aqueles exames reconhecidos internacionalmente e aplicados por Institutos autorizados.

Perguntas Frequentes

7. Após ser classificado no Piigrad eu já estou apto a estudar na Instituição estrangeira que escolhi?

Não. Após a classificação no processo seletivo do PIIGRAD, a DRI/UFJF nomeia o(a) estudante para a vaga na Instituição estrangeira a qual ele(a) se inscreveu. A Instituição por sua vez, tem autonomia para aceitar ou não o aluno.

Perguntas Frequentes

8. Posso me candidatar para um curso diferente do curso em que estou matriculado na UFJF?

Sim, nos casos em que não é especificado no edital um determinado curso ou faculdade. Porém, isso pode aumentar o risco de a candidatura não ser aceita.

Perguntas Frequentes

9. Como eu escolho as disciplinas? A Universidade me fornecerá uma grade horária fixa ou eu terei liberdade para escolhê-las?

Exceto quando a matrícula é feita num curso específico, geralmente de idiomas ou cultura, onde a liberdade se estende às matérias optativas, o aluno tem liberdade para escolher as disciplinas que ele desejar, de acordo com a disponibilidade estabelecida pelo escritório de Relações Internacionais da Instituição de destino. Para saber quais disciplinas são ofertadas, o aluno deve acessar o site da Universidade no exterior e buscar informações sobre a grade de disciplinas de seu curso.

Perguntas Frequentes

10. Existe um número mínimo ou máximo de créditos que preciso fazer durante o intercâmbio?

Não há um número mínimo ou máximo de créditos, mas a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF recomenda que o aluno busque informações a respeito do número de créditos para cada curso com o escritório de Relações internacionais da Instituição de destino.

Perguntas Frequentes

11. Pode haver aproveitamento dos créditos e disciplinas cursados no exterior?

Sim, apenas se houver compatibilidade de ementas do curso no exterior com o curso no Brasil. Para isso, o aluno pode abrir um processo de equivalência de disciplinas junto a Central de Atendimento que encaminhará o documento para a Coordenação do seu curso na UFJF. Será o coordenador, junto aos professores que emitirão parecer favorável ou não à equivalência. Para mais informações, acesse: Aproveitamento de Estudos

 

Perguntas Frequentes

12. Todos os alunos aprovados recebem bolsa de auxílio financeiro para realizar o intercâmbio?

Não. Havendo disponibilidade orçamentária, a Universidade Federal de Juiz de Fora dispõe de um determinado número de bolsas de estudo internacionais que é distribuído por meio de chamada pública em conformidade com a resolução 47/2023 do CONSU.

Perguntas Frequentes

13. Há algum pré-requisito para o recebimento da bolsa de estudos?

As bolsas de estudo internacionais são reguladas pela Resolução nº 43/2023 do Conselho Superior de Graduação que dispõe sobre alguns pré-requisitos para a sua distribuição entre os alunos. Para acessá-la, acesse: Resolução nº47/2023

 

Perguntas Frequentes

14. Enquanto eu estiver fora como ficará a minha matrícula na UFJF?

Antes de partir para a viagem, os alunos selecionados devem solicitar à Diretoria de Relações Internacionais, pelo e-mail intercambio.dri@ufjf.br, sua matrícula na disciplina PIIGRAD. A matrícula mantém o vínculo do aluno com a UFJF evitando a perda de sua vaga no período de ausência por conta do intercâmbio.

 

Perguntas Frequentes

15. A quem devo recorrer caso ocorra algum problema com minhas disciplinas durante o período de intercâmbio?

Primeiramente o aluno deve buscar orientação junto ao escritório de Relações Internacionais da Universidade de destino e relatar o que acontecer. Para qualquer outro problema que não possa ser solucionado, o aluno deve entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF pelo e-mail intercambio.dri2ufjf.br.

 

Perguntas Frequentes

16. Em que mês os alunos aprovados vão viajar pelo PIIGRAD?

Os aprovados no PIIGRAD começam suas atividades no exterior geralemente entre agosto e setembro do ano seguinte ao da inscrição no processo seletivo. A data varia por instituição.

Perguntas Frequentes