Fechar menu lateral

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1. Como devo proceder para realizar um Intercâmbio no exterior através do PII-GRAD?

O aluno que pretende ter uma experiência de graduação no exterior deve buscar o máximo de informações possíveis desde o início de sua vida acadêmica. Assim ele estará bem preparado na hora de realizar a inscrição no Programa de Intercâmbio Internacional. Algumas dicas que podem ser úteis:

– Visitar constantemente o site da Diretoria de Relações Internacionais <www.ufjf.br/internationaloffice> para estar informado sobre os programas e convênios que permitem a mobilidade acadêmica internacional;

– Buscar ter um perfil de aluno de excelência, participando ativamente da vida estudantil dentro e fora de sala de aula;

– Realizar exames de proficiência no idioma do país escolhido;

– Pesquisar sobre as diferenças culturais e oportunidades acadêmicas oferecidas pelo país de destino.

Perguntas Frequentes

2. Quem pode se inscrever no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-GRAD) da UFJF?

Todos os alunos matriculados em curso de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, sejam do campus Juiz de Fora, sejam do campus Governador Valadares, estão aptos a se inscreverem e concorrerem a uma vaga de intercâmbio internacional em Instituição de Ensino Superior estrangeira. Não há restrições de cursos ou áreas prioritárias no momento da inscrição.

Perguntas Frequentes

3. Quais são os pré-requisitos para um aluno se tornar elegível ao PII-GRAD?

Todos os alunos estão aptos a se inscrever, no entanto, existem alguns critérios que são considerados para a aprovação do aluno no PII-GRAD, como ter Índice de Rendimento Acadêmico Relativo (IRA-r) mínimo de 60; ter concluído no período da inscrição no mínimo 23% da carga horária total do seu curso e se comprometer a cursar, pelo menos, mais um semestre na Universidade Federal de Juiz de Fora no seu retorno ao Brasil.

Perguntas Frequentes

4. Por quanto tempo posso estudar na Instituição de Ensino estrangeira?

Salvo especificações das vagas previstas e discriminadas nos editais, o aluno da UFJF, aprovado no PII-GRAD e aceito pela Instituição de Ensino estrangeira, pode cursar de um a dois semestres no exterior. Quando for aprovado para intercâmbio de seis meses e quiser a prorrogação por mais seis meses, o aluno deve entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF para solicitar a permanência em intercâmbio.

Perguntas Frequentes

5. Em quais países eu poderei fazer o meu intercâmbio?

A Universidade Federal de Juiz de Fora possui convênios com universidades em todos os continentes. Para estar atualizado de quais países possuem Universidades conveniadas e conseguir distinguir quais são elas, acesse a aba “Mapa de Convênios” no site da Diretoria de Relações Internacionais, ou através do link: <https://www.ufjf.br/sri-sou-aluno-ufjf/mapa-de-convenios/>.

Perguntas Frequentes

6. É preciso ter fluência em algum idioma?

Determinadas Instituições de Ensino exigem proficiência de acordo com o país, já no caso de Universidades Internacionais, como Hankuk University of Foreign Studies na Coreia do Sul, Aarhus Universitet na Dinamarca e Tomsky State Pedagogical University na Rússia, a proficiência exigida é em inglês. Vale lembrar que os testes de proficiência são aqueles exames reconhecidos internacionalmente e aplicados por Institutos autorizados.

Perguntas Frequentes

7. Após ser aprovado no Piigrad eu já estou apto a estudar na Instituição estrangeira que escolhi?

Não. A aprovação no processo seletivo do PII-GRAD homologa a candidatura do aluno para uma vaga na Instituição estrangeira a qual ele se inscreveu. A Instituição por sua vez, tem autonomia para aceitar ou não o aluno. Porém, os critérios para a aprovação no PII-GRAD estão em compasso com os critérios que costumam ser exigidos pelas Universidades no exterior, o que favorece o aluno ao longo do processo.

Perguntas Frequentes

8. Posso me candidatar para um curso diferente do curso em que estou matriculado na UFJF?

Sim. Desde que a matrícula seja aceita pela Universidade estrangeira, o aluno pode cursar outros cursos de áreas afins a que ele cursa na UFJF.

Perguntas Frequentes

9. Como eu escolho as disciplinas? A Universidade me fornecerá uma grade horária fixa ou eu terei liberdade para escolhê-las?

Exceto quando a matrícula é feita num curso específico, geralmente de idiomas ou cultura, onde a liberdade se estende às matérias optativas, o aluno tem liberdade para escolher as disciplinas que ele desejar, de acordo com a disponibilidade estabelecida pelo escritório de Relações Internacionais da Instituição de destino. Para saber quais disciplinas são ofertadas, o aluno deve acessar o site da Universidade no exterior e buscar informações sobre a grade de disciplinas de seu curso.

Perguntas Frequentes

10. Existe um número mínimo ou máximo de créditos que preciso fazer durante o intercâmbio?

Não há um número mínimo ou máximo de créditos, mas a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF recomenda que o aluno busque informações a respeito do número de créditos para cada curso com o escritório de Relações internacionais da Instituição de destino.

Perguntas Frequentes

11. Pode haver aproveitamento dos créditos e disciplinas cursados no exterior?

Sim, apenas se houver compatibilidade de ementas do curso no exterior com o curso no Brasil. Para isso, o aluno pode abrir um processo de equivalência de disciplinas junto a Central de Atendimento que encaminhará o documento para a Coordenação do seu curso na UFJF. Será o coordenador, junto aos professores que emitirão parecer favorável ou não à equivalência. Para mais informações, acesse: Aproveitamento de Estudos

 

Perguntas Frequentes

12. Todos os alunos aprovados recebem bolsa de auxílio financeiro para realizar o intercâmbio?

Não, a Universidade Federal de Juiz de Fora dispõe de um determinado número de bolsas de estudo internacionais que é distribuído entre os diversos destinos possíveis. O Anexo I do Edital de cada edição do programa determina o número total e a distribuição das bolsas.

Perguntas Frequentes

13. Há algum pré-requisito para o recebimento da bolsa de estudos?

As bolsas de estudo internacionais são reguladas pela Resolução nº 15/2014 do Conselho Superior de Graduação que dispõe sobre alguns pré-requisitos para a sua distribuição entre os alunos, como: ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 60, ter Índice de Integralização de Curso entre 20% e 90% comprovados ao longo do processo seletivo. Vale ressaltar que alguns outros fatores contribuem na distribuição das bolsas de estudo, como ser beneficiário de alguma modalidade do Apoio Estudantil e a ordem classificatória no Processo Seletivo do PII-GRAD.

 

Perguntas Frequentes

14. Enquanto eu estiver fora como ficará a minha matrícula na UFJF?

Antes de partir para a viagem, os alunos selecionados devem solicitar à Diretoria de Relações Internacionais, dentro do prazo especificado no cronograma do edital, sua matrícula na disciplina PIIGRAD. A matrícula mantém o vínculo do aluno com a UFJF evitando a perda de sua vaga no período de ausência por conta do intercâmbio.

 

Perguntas Frequentes

15. A quem devo recorrer caso ocorra algum problema com minhas disciplinas durante o período de intercâmbio?

Primeiramente o aluno deve buscar orientação junto ao escritório de Relações Internacionais da Universidade de destino e relatar o que acontecer. Para qualquer outro problema que não possa ser solucionado, o aluno deve entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.

 

Perguntas Frequentes

16. Na análise do currículo serão pontuadas atividades em estágios?

Não. Estágios, conveniados ou não à UFJF, não são levados em conta para pontuação no edital Piigrad. Os fatores de pontuação no currículo estão restritos àqueles que constam no Edital.

Perguntas Frequentes

 

17. Preciso anexar mais de um documento para a comprovação do meu currículo. Como fazer?

Todas os certificados e comprovações dos dados declarados no currículo devem ser anexados em um único arquivo em PDF. Você pode converter imagens escaneadas em jpg para pdf através deste site. Para reunir vários documentos em um único PDF, entre tantos programas, você pode usar este site.

Perguntas Frequentes

 

18. E se eu quiser ficar mais um semestre?

É a pergunta de muitos intercambistas. Os alunos da UFJF em estudo no exterior, que desejam prorrogar em mais seis meses sua estadia na instituição estrangeira, devem enviar ao escritório da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) algum documento com notas parciais ou finais para avaliação. Se for verificado desempenho satisfatório será concedida autorização para mais seis meses de estudos, no caso deste desejo ser, também,  conforme o interesse de aceitação da instituição estrangeira.

 

As notas e o pedido devem ser enviadas para o e-mail intercambio.dri@ufjf.edu.br.

 

O Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF (PIIGRAD) permite ao aluno aprovado estadia de no máximo dois semestres em uma instituição fora do país.

Perguntas Frequentes

19. Em que mês os alunos aprovados vão viajar pelo PIIGRAD?

Os aprovados no PIIGRAD começam suas atividades no exterior em agosto e setembro, mas a data pode variar por instituição.

Perguntas Frequentes