ESCLARECIMENTO À POSTAGEM DE 18/07/22 NO INSTAGRAM – DCE/UFJF

A Diretoria de Relações Internacionais vem a público reiterar seu compromisso com o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD) e esclarecer que a decisão sobre o pagamento de apenas uma parcela das bolsas de intercâmbio previstas no Edital PIIGRAD 2020 se deveu exclusivamente à indisponibilidade orçamentária da universidade. Trata-se de uma situação prevista no referido edital. Gostaríamos de frisar que a decisão acima mencionada foi tomada em reuniões envolvendo a Diretoria de Relações Internacionais, a Reitoria, a Pró-Reitoria de Planejamento e a Assessoria Jurídica da instituição. Com relação à redistribuição das bolsas dos intercambistas desistentes, informamos que esta está igualmente sujeita à disponibilidade orçamentária, não sendo um elemento do edital desvinculado de seu componente financeiro.

Como destacado na nota do Diretório Central dos Estudantes, a grave crise financeira enfrentada atualmente pelas universidades federais é decorrente dos repetidos cortes orçamentários impostos pelo governo federal a essas instituições, cortes, muitas vezes intempestivos, que tomam a todos de surpresa e exigem reestruturação imediata do orçamento.

É importante lembrar que, a despeito de cortes anteriores, a Administração Superior manteve seu apoio ao PIIGRAD ao aprovar, junto ao Conselho Superior, uma verba destinada ao pagamento das bolsas de intercâmbio. Entretanto, no mês de junho de 2022, novos cortes foram realizados, estrangulando ainda mais a capacidade de financiamento da universidade, o que fez com que nova reestruturação orçamentária tivesse que ser implementada. As diretrizes de gestão pública e de responsabilidade fiscal impõem à universidade decisões dessa monta. Com isso, obtivemos junto à Administração Superior, como mencionado acima, a liberação de recursos para o pagamento de seis bolsas e não mais da totalidade delas. E o critério adotado para o pagamento, conforme nota publicada, foi o de honrar os alunos que continuaram elegíveis conforme a publicação do resultado em <https://www2.ufjf.br/piigrad/wp-content/uploads/sites/84/2020/01/RESULTADO-FINAL-P%C3%93S-RECURSO-PIIGRAD-2020.pdf>.

Enfatizamos, mais uma vez, que se trata de uma decisão que se impõe frente ao quadro lamentável criado pelos sucessivos cortes orçamentários. Todos os setores desta e de tantas outras instituições públicas sofrem abalos de semelhante impacto diante desse cenário.

A Diretoria de Relações Internacionais lamenta profundamente toda essa situação e reitera seu compromisso com os programas de internacionalização que gerencia, na expectativa de um futuro próximo mais promissor para a educação pública brasileira.

Atenciosamente,

Anderson Bastos Martins

Diretor de Relações Internacionais (UFJF)