Fechar menu lateral

DRI cria projeto de suporte para comunidade acadêmica no exterior

Diante da atual situação de pandemia global, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se mobiliza para dar suporte aos estudantes, professores e pesquisadores que estão em mobilidade internacional. A comunicação será feita através da plataforma Skype.

“A DRI tem essa missão de cuidar de quem está lá fora. Queremos mostrar para eles que estamos aqui para dar esse suporte nesse momento tão difícil”, explica a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert. “São muitas pessoas que têm nos procurado, querendo saber como proceder em relação às fronteiras que estão se fechando todos os dias, além de outras dúvidas. É um momento muito complexo e nossa ajuda, a orientação de procurar os consulados, a informação e o auxílio são fundamentais.”

A UFJF possui atualmente 22 alunos de graduação em intercâmbio na Europa e cinco no leste asiático, além de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. “Estamos fora da nossa zona de conforto, de nossas casas, longe de nossas famílias e amigos e tendo que lidar com idiomas e culturas estrangeiras diariamente”, relata Thomas Santos, estudante de Sistemas de Informações e intercambista na Solbridge Business School, na Coreia do Sul. “O vírus está sendo controlado por aqui e não há pânico. Infelizmente essa não é uma realidade para todos, mas graças aos esforços da UFJF podemos nos sentir auxiliados e mais tranquilos.”

Daniela Dell’Isola, estudante de Licenciatura em Artes Visuais, está na França, região com milhares de casos confirmados da Covid-19. O país está no plano de ação número 3 do governo, que consiste em confinamento populacional. “Por enquanto, temos recebido orientações do próprio governo e da universidade daqui. Acho importante a existência desse canal para manter a relação com os nossos estudos no Brasil e entender como se dará o prosseguimento da situação”, diz.

O objetivo do projeto é não desamparar a comunidade acadêmica no exterior e, se necessário, encaminhar casos para setores de outras competências. Assim, questões como o bem-estar físico e emocional, além do isolamento social imposto em alguns países, e de repatriamento poderão ser melhor discutidas.

O canal fica ativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no horário de Brasília. Os interessados podem entrar em contato através da plataforma Skype, procurando pelo endereço driufjf@outlook.com. Por lá, podem enviar as mensagens da forma que lhes for mais conveniente, seja por texto, áudio, foto ou vídeo.

Outras informações
Diretoria de Relações Internacionais