Fui aprovado no PIIGRAD. E agora?

O resultado final do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF está próximo. A aprovação no processo seletivo do PIIGRAD homologa a candidatura do aluno para uma vaga na Instituição Estrangeira para a qual ele se inscreveu.  A Instituição, por sua vez, tem autonomia para aceitar ou não o aluno. Porém, os critérios para a aprovação no PII-GRAD estão em compasso com os critérios que costumam ser exigidos pelas Universidades no exterior, o que favorece o aluno ao longo do processo. Assim, depois de aprovado, se inicia o processo de candidatura.

Nesta etapa, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF informa oficialmente às universidades de destino os nomes dos alunos aprovados no PIIGRAD para que possam iniciar a quarta fase do processo de seleção. Cada universidade no exterior possui prazo próprio para candidatura, que devem ser seguidos para que possamos enviar todas as documentações. As informações específicas estão informadas na aba “Candidaturas”, no site oficial do PIIGRAD.

É importante ficar atento! Caso não seja mais do interesse do aluno realizar o intercâmbio, ele deve desistir formalmente de sua vaga através da “Declaração de Desistência”, que pode ser encontrada na aba “Desistência” no site oficial do programa.

Cada candidatura tem solicitações e prazos específicos. É recomendado que o aluno comece a se preparar um mês antes do prazo final estabelecido pela DRI, assim, pendências documentais podem ser solucionadas sem prejuízo ao prazo final estabelecido pela instituição de destino. As principais dúvidas podem ser encontradas em forma de FAQ na aba “Candidaturas”. Além disso, uma reunião será agendada após o início do semestre letivo para esclarecimento de dúvidas e depois os aprovados poderão iniciar as candidaturas.