Fechar menu lateral

PIIGRAD 2016: Confira as principais dúvidas do primeiro encontro de esclarecimentos

Na tarde da última quinta-feira, 7, no anfiteatro da Faculdade de Letras, os candidatos aprovados para o edital PIIGRAD se reuniram com representantes da UFJF | Internacional para primeira reunião de esclarecimentos.

 

A diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo, em seu último ato no exercício da função, parabenizou os aprovados e os inteirou de suas responsabilidades como representantes da UFJF no exterior. “Eu tenho muito orgulho de dizer que a universidade hoje tem um dos melhores programas de intercâmbio do país, muito sedimentado e muito elogiado por outras instituições.  O intercâmbio faz parte da formação do aluno”, afirmou.

 

Rossana também ressaltou o quanto a oportunidade deve ser valorizada pelos estudantes selecionados, muitos dos quais em primeira viagem para o exterior.  “Nós acreditamos que vocês são estudantes de excelência aptos a representar a UFJF. Nós estamos depositando em vocês nossa confiança. Vocês estão representando não apenas a UFJF, mas também o Brasil”.

 

Estudantes da UFJF foram alertados sobre a importância de manter o comprometimento no exterior. Ser aluno de uma universidade estrangeira pode abrir portas para ainda mais oportunidades, como estágios, atividades de pesquisa ou mesmo pós-graduações.

 

As universidades parceiras mantém contato com a UFJF informando o desempenho dos intercambistas. Em caso extremos de abandono escolar e reprovações por falta, um processo interno pode ser aberto contra o aluno, que perderá o intercâmbio, ou, se for bolsista, será obrigado a devolver o investimento para os cofres da união.

 

Em seguida, o gerente de Intercâmbio Outgoing, Thiago Coelli, abriu a fase de perguntas para os aprovados. Os tópicos que representam as dúvidas mais frequentes no encontro seguidos das respostas, estão relacionados a seguir.

 

Prazos de candidaturas

Cada instituição possui processo de candidatura próprio. Há ainda prazo confortável para a realização do procedimento para todos os destinos. A UFJF | Internacional disponibilizará na próxima semana, na página Candidaturas do site oficial, instruções detalhadas para todos os destinos. Encontros para orientação presencial, voltados para cada destino, serão agendados. Não é recomendável iniciar candidatura por si mesmo. Em caso de erro, o processo de retificação pode ser incômodo.

 

Tempo de análise de candidatura, cartas de aceite  

A carta de aceite é o documento definitivo onde a universidade anfitriã atesta o recebimento do aluno. É um documento necessário para emissão do visto de estudante. O prazo para entrega das cartas é de total responsabilidade das universidades parceiras.

Normalmente chegam pelos meses maio, junho e, em alguns casos, em julho. A UFJF não define o prazo exato de entrega.

 

Adiamento e extensão do intercâmbio

Os alunos aprovados no PIIGRAD 2016 tem sua vaga de intercâmbio garantida para o primeiro semestre (europeu) de 2016. A opção pelo adiamento da ida ao exterior pode ser utilizada em caráter de urgência e deve ser negociada junto à instituição no exterior.

Após completar seu primeiro semestre no exterior o aluno pode solicitar a extensão do período de intercâmbio por mais um semestre. A decisão depende da análise do seu desempenho acadêmico pela UFJF e pela instituição anfitriã. Ambas precisam autorizar o pedido.

 

Distribuição de bolsas

A UFJF | Internacional, à medida que houver desistências, vai divulgar um informe atualizado da classificação do PIIGRAD 2016.  A distribuição de bolsas é feita na primeira classificação final. Só haverá redistribuição de bolsa em caso de desistência de algum candidato bolsista.

 

Bolsas Santander

A UFJF | Internacional aguarda contato do programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander para a conclusão do convênio do ano de 2016. Não há estimativa do número de bolsas. O valor do benefício em 2015 foi de cerca de  € 3 mil (três mil euros).

As bolsas Santander são distribuídas dentro do edital PIIGRAD. Seu critério de prioridade é meritocrático, pelos melhores colocados sem bolsa na classificação geral, de forma não cumulativa.

 

Matrículas no exterior e alojamentos

Os aprovados podem verificar desde já as disciplinas de interesse através do site da instituição anfitriã. As disciplinas precisam ser aprovadas pela UFJF e pela parceira. Ao chegar no exterior, se existir incompatibilidade na grade horária do aluno, há um período de ajuste de matrículas nas primeiras semanas de aula.

Durante as candidaturas haverá a opção em alguns destinos de solicitar alojamento. Após a análise a instituição decidirá se há ou não disponibilidade para o aluno.

 

Pagamento de bolsa

Ainda será divulgado calendário de pagamento de bolsas. Metade do valor será pago antes da viagem (isto é, antes de agosto) e outra metade após a viagem (entre agosto e novembro). Os pagamentos são feitos em reais, vinculados pelo seu valor em dólar, segundo o especificado para cada destino.

Para ser incluído na bolsa de intercâmbio no SIGA, o aluno não pode possuir quaisquer outros vínculos com projetos da UFJF, sejam remunerados ou voluntários. Apenas apoio estudantil e projetos que não geram registro no SIGA não geram incompatiblidade.

 

Matrícula na disciplina PIIGRAD

Ao sair do país a matrícula do intercambista se manterá ativa pelo vínculo à disciplina PIIGRAD I. Um mês antes do intercâmbio, todos os alunos de posse da carta de aceite devem ser matriculados na disciplina, via SIGA.

No retorno ao Brasil, o intercambista deve preencher o relatório de retorno, anexando o histórico escolar e um depoimento em vídeo. Em caso do aluno não oferecer resultados satisfatórios, devolverá o valor investido no intercâmbio, caso tenha sido contemplado com bolsa.

 

 

Presente no encontro, a estudante do 6º período de Arquitetura e Urbanismo, Isabela Schvartz, foi  aprovada no curso de Arquitetura Paisagista na Universidade de Trás-os-Montes, em Portugal. Para ela, foram 60 minutos de muita informação que deram tranquilidade. “Eu estava muito perdida no início e hoje conseguimos esclarecer todas as dúvidas. Vocês estão preparados e todas as perguntas foram respondidas. Eu só tive boas impressões e fiquei empolgada com o intercâmbio. Esclareceu muito”, comenta aliviada.