Fechar menu lateral

Novo relatório de retorno está disponível até dia 30

PIIGRAD: Depois de uma temporada de muito estudos no exterior e muito aprendizado, os alunos intercambistas da UFJF que retornaram para sua casa no início de 2015 não encerraram sua missão: passado o tempo de aprender, chegou a hora de ensinar e dividir com a sua comunidade a experiência de estudar no exterior.

 

Para facilitar esta troca, a UFJF | Internacional desenvolveu um novo modelo do tradicional “relatório de retorno”, agora totalmente digital. Os ex-intercambistas do edital PIIGRAD 2014 devem preenchê-lo até o dia 30 de junho. O relatório é composto por perguntas de múltipla escolha sobre aspectos do intercâmbio: a maneira como foi utilizado o valor da bolsa, o valor dos principais gastos, a satisfação com as disciplinas, se houve dificuldade com a língua, o tempo médio de chegada das cartas de aceite, etc.

 

Todas as informações coletadas serão trabalhadas pela equipe da UFJF | Internacional a fim de aperfeiçoar os próximos processos seletivos e facilitar a orientação dos novos candidatos. No fim do questionário, o ex-intercambista deve deixar um curto depoimento em vídeo, onde terá espaço para fazer sugestões. O que você mudaria se fosse fazer de novo? O que você teria planejado com mais detalhe antes de viajar? O que é essencial um intercambista procurar saber antes de viajar?

 

Para o gerente de Intercâmbio Outgoing, Thiago Coelli, “o relatório vai ter a utilidade de, no futuro, ser um importante banco de dados para perceber o perfil do nosso aluno intercambista e, em consequência, ser um norte para os novos interessados”. Tiago Torrent, Coordenador Geral de Relações Internacionais, acredita que o resultado dos relatos podem repercutir indiretamente através de alterações nos futuros editais, além de fornecer um perfil do atual intercambista da UFJF. “A análise do conjunto dos relatórios vai permitir que se observem tendências de dados que possam impactar na melhoria dos programas de intercâmbio. Podemos ter uma visão mais clara sobre a média de gasto do estudante no exterior, destinos preferidos, a destinação prioritária da bolsa e os cursos mais frequentes”.

 

Para Torrent ter esta clareza vai impactar diretamente nas reuniões de esclarecimento, onde alunos às portas do intercâmbio podem ter informações mais precisas sobre gastos em cada país, por exemplo. “Os dados mais relevantes para a comunidade serão divulgados no nosso portal”, afirma.

 

O formulário está disponível no link: http://siga3.ufjf.br/index.php?module=evento&action=inscricao&idEvento=235#1434045372480 até o dia 30 de junho. O preenchimento pelos ex-intercambistas do PIIGRAD 2014 é obrigatório.