Nota de esclarecimento acerca dos itens pontuados na 1ª fase do PIIGRAD – Análise de Currículo

Em atenção às mensagens eletrônicas enviadas a esta diretoria, bem como ao Ofício NEJ 06/2014, da Liga das Empresas Juniores da UFJF, a UFJF | Internacional, vem, através desta, esclarecer que, apesar de reconhecer a indiscutível importância das empresas juniores, dos grupos de estudos, bem como do trabalho voluntário, para a formação do corpo discente da UFJF, não será considerada, para fins de análise de currículo, a participação dos candidatos ao intercâmbio em atividades dessa natureza. Nesse sentido, a UFJF | Internacional esclarece, adicionalmente, que:

1. O subitem a) do item 5.2.5 do edital, o qual define quais atividades extra-classe serão validadas para fins da análise de currículo do PII-GRAD, lista, exclusivamente, programas formalmente registrados na UFJF, os quais estão sempre sob a responsabilidade direta de um orientador/supervisor que seja docente ou TAE da instituição. Os alunos vinculados a essas iniciativas têm sua frequência atestada por seus orientadores/supervisores, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) ou do envio de atestados de frequência à FADEPE ou ao órgão gestor do programa, mesmo que não percebam qualquer remuneração por sua dedicação ao projeto, caso do bolsistas PROVOQUE, por exemplo.

2. Até o presente momento, empresas juniores, grupos de estudos e projetos de voluntariado não são registrados formalmente junto às Pró-Reitorias da UFJF da mesma forma como o são os programas listados no subitem a) do item 5.2.5 do edital do PII-GRAD 2015.

3.  A retificação do subitem supracitado, ocorrida ainda no primeiro dia de inscrições, teve objetivo exclusivamente didático, ou seja, objetivou deixar ainda mais claro o disposto no item 1 acima.

4. Assim como vem fazendo ao longo dos últimos anos, a UFJF | Internacional, por entender que é o aluno o principal interessado nos programas de intercâmbio, compromete-se a reavaliar, para o próximo edital, sua postura acerca da exclusão de empresas juniores, grupos de estudos e trabalhos voluntários como possíveis campos de atuação extra-classe a serem avaliados na análise de currículo.

Por fim, a UFJF | Internacional agradece as manifestações dos alunos e representantes das organizações discentes da UFJF em relação ao PII-GRAD por acreditar que o aperfeiçoamento do processo de internacionalização da nossa universidade passa, necessariamente, pela participação ativa do corpo discente na sua discussão.

Atenciosamente,

UFJF | Internacional