O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Também é seu objetivo estimular os futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Também pelo PIBID as escolas públicas de educação básica tornam-se ativas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o programa consolidou-se como uma ação promovida pela Pró-Reitoria de Graduação. O programa tem uma estrutura administrativa em que há um coordenador institucional e coordenadores de área, responsáveis, cada um, por um subprojeto de área (em licenciatura).
O PIBID UFJF Subprojeto Geografia (Edital CAPES 10/2024), está sendo realizado no período de novembro de 2024 a outubro de 2026 e tem como objetivos específicos:
● Contribuir para formação docente inicial através da inserção de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora nas escolas públicas de Educação Básica do município de Juiz de Fora;
● Promover a articulação entre o conhecimento geográfico produzido na escola, os saberes docentes dos professores de Geografia da Educação Básica e os conhecimentos teórico-metodológicos dos licenciandos em Geografia desenvolvidos nas aulas do curso de Licenciatura em Geografia;
● Proporcionar atividades formativas aos licenciandos, estimulando as reflexões pedagógicas e curriculares referentes ao ensino de Geografia;
● Aprofundar a articulação entre a Universidade e a Educação Básica, refletindo e fortalecendo os processos didático-pedagógicos e a compreensão crítica do currículo em Geografia;
● Desenvolver as habilidades dos licenciados em Geografia para interagirem com os alunos no contexto escolar, considerando e respeitando as particularidades de cada sujeito;
● Contribuir para a formação continuada dos professores supervisores de Geografia, atuantes na Educação Básica;
● Potencializar a elaboração e produção de materiais didáticos que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, junto aos licenciandos em Geografia e professores supervisores;
● Mobilizar licenciandos e professores supervisores no campo da pesquisa em Geografia, considerando as competências e habilidades postas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018).
Sua equipe é formada por:
●24 bolsistas de graduação do curso de licenciatura em Geografia;
●3 professores/as supervisores;
●1 coordenadora de área.