Fechar menu lateral

Ações na escola

Continentes – 8° ano/Colégio de Aplicação João XXIII

No dia 28 de março de 2023, no Colégio de Aplicação João XXIII, sob a supervisão do professor Bruno Muniz, os bolsistas Angel Loo, Luiz Felipe, Jonathas e Mariana propuseram uma atividade interativa para os alunos do 8° ano, onde os alunos relembraram alguns conceitos e conteúdos importantes da geografia. Os bolsistas destacaram que:

“Diante da necessidade de se compreender melhor o posicionamento global dos continentes, bem como algumas de suas características básicas, foi proposto aos alunos que desenvolvessem um mapa mental de cada continente (sendo a turma divida dividida em grupos, onde cada um era responsável por 1 continente). A partir dessa atividade, os alunos tiverem contato com mapas temáticos ao dar cor, vida e significado a essa linguagem cartográfica cartográfica , bem como viajaram pela memória ao enriquecer um conhecimento previamente ofertado com a utilização dos mapas mentais.”

Relevo – 6° ano/Colégio de Aplicação João XXIII

Nos dias 27  e 28 de março de 2023, no Colégio de Aplicação João XXIII, sob a supervisão do professor Bruno Muniz, os bolsistas Ana Caroline, Bianca Oliveira, Gabriel Soares e Maria Eduarda Nunes,  propuseram uma atividade para trabalhar as formas de relevo, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática. Os pibidianos relataram que:

“A atividade consistiu em pedir aos alunos que fechassem o olhos, lembrassem dos caminho de casa até o colégio e, em seguida, a partir da leitura de um pequeno texto,  desenhassem (ainda de olhos fechados) o caminho que estava sendo narrado. A partir das discussões e levantamentos trazidos pelos alunos, foi introduzido as dinâmicas do relevo. Em seguida, foi realizada uma atividade de campo sobre os processos de intemperismos e dinâmica do relevo: processos externos (intemperismo, erosão e sedimentação) nas dependências do Colégio João XXIII, no antigo Centro de Ciências no Colégio Aplicação João XXIII, ministrada pelo professor Bruno Muniz e os bolsistas. A prática teve como objetivo apresentar aos alunos,  como ocorre os processos de desgaste da rocha (intemperismo), seu transporte de sedimentos (erosão) e a sedimentação desses elementos.”