Reunião Colegiado PPG 16/09/2022

Na última sexta feira, 16/09, ocorreu a reunião do Colegiado do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem – UFJF –  dentre os demais informes, o que se destacou foi que o PPG Facenf foi nota 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

CAPES concede por meio de seus programas institucionais bolsas de mestrado e de doutorado diretamente às instituições nacionais que possuem cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados com nota igual ou superior a 3.