Fechar menu lateral

CURSO TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

O Programa de Pós Graduação em Enfermagem convida a todos para participarem do curso intitulado  “POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO USO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS) NA ÁREA DE SAÚDE E DE ENFERMAGEM” na Faculdade de Enfermagem (FACENF). O curso será nos dias 16,17,18 de outubro e 7 de novembro de 2017. 

Objetivo: Analisar a aplicação da TRS como ferramenta teórico metodológica conceitual na pesquisa e assistência na área de saúde e de enfermagem.

Instituição Proponente: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu- Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (Gestão 2017-2020).

Carga horária: Data 16/10 – 7:15hs

                                Data 17/10 – 7:45hs

                                Data 18/10 – 3:00hs

                                Data 06/11 – 8:00hs

                                Data 07/11 – 6:30hs

FINALIDADE DO CURSOA finalidade da oferta do curso “POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO USO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS) NA ÁREA DE SAÚDE E DE ENFERMAGEM é a capacitação e instrumentalização de profissionais, de discentes em iniciação científica, mestrandos e pesquisadores na área de enfermagem e saúde fundamentado em alicerces teórico, filosófica, técnica, científica e operacional para aprimoramento da suas formações, tendo como eixo integradores a formação humana, o aprofundamento teórico, a estruturação de investigações na área do saber e a aplicabilidade teórico conceituais coerentes com a estruturação do conhecimento em enfermagem e em saúde.

MISSÃO

“Contribuir para a melhoria da sociedade de potenciais pesquisadores, mestrandos e pesquisadores por meio da formação teórico metodológica dotados de uma coerência teórico metodológica e operacional compatível com a utilização da Teoria das Representações Sociais na área de enfermagem ou saúde como ferramenta e alicerce para a elaboração de projetos e desenvolvimento de investigação em Enfermagem e em Saúde.

OBJETIVO GERAL

Capacitar, tecnicamente e cientificamente, a formação de potenciais pesquisadores, mestrandos e pesquisadores para uso da Teoria das Representações sociais em suas abordagens como ferramenta e alicerce na elaboração de projetos e desenvolvimento de investigação em Enfermagem e em Saúde. Em termos de perfil de egresso.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. a) Subsidiar a formação de iniciantes em pesquisa e pesquisadores para uma formação no uso do referencial teórico metodológico da Teoria das Representações sociais, por meio de processo de incentivo ao conhecimento de técnicas de coleta, análise e discussão de resultados de investigação que utilizam essa vertente metodológica;
  2. b) possibilitar ao discente do curso de graduação e a mestrandos uma formação profissional dotada de competências e habilidades que lhe permita o a coerência técnica e metodológica por ocasião do uso da Teoria das Representações Sociais por meio da compreensão, reflexão, interpretação de conteúdos socialmente construídos;

c) aproximar e apoiar grupos de pesquisa que utilizam a Teoria das Representações Sociais na área de saúde e na enfermagem, oportunizando a permuta de experiência com outras realidades locais e interestaduais e instrumentalizando-os com a discussão de alicerces teórico metodológicos segundo a abordagem pretendida.

DAS INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas nos dias 09 a 16 de outubro/2017  na secretaria do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, pelo telefone (32) 21023297 no horário de 07:00 às 16:00hs ou pelo link.

Clique aqui para visualizar a programação do evento.