Fechar menu lateral

O que é

O Plano Diretor físico-territorial e Patrimonial – 2022 a 2032 (PDInfra), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem por objetivo conduzir e guiar o planejamento das infraestruturas dos campi sede (Juiz de Fora) e avançado (Governador Valadares).  O Comitê Técnico responsável por sua elaboração foi instituido pela Portaria SEI/REITORIA n.º1641, de 10 de outubro de 2022.

O PDInfra irá proporcionar à UFJF um instrumento de planejamento e desenvolvimento, que considere as políticas de sustentabilidade e mobilidade, além das necessidades de outras infraestruturas que dotem os dois campi de condições ideais e necessárias para atendimento de seus objetivos acadêmicos.

O Plano resultará em um conjunto de ações para três cenários temporais – curto, médio, e longo prazo – capaz de determinar um conjunto de infraestruturas e espaços livres coordenados entre si no tempo e espaço.

O trabalho se desenvolverá por meio de uma metodologia participativa, com consultas à comunidade acadêmica em vários graus, buscando sua orientação, a consolidação e crescimento da universidade a partir da pluralidade de visões e vozes dentro de um contexto de democracia interna.

O PDInfra será permeado pelas seguintes diretrizes destacadas pela UFJF:

CONVERGÊNCIA COM O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O planejamento Institucional e de Infraestrutura deverão ser convergentes, possibiltando que o debate de um alimente o do outro e vice-versa, criando uma sinergia e coordenação entre ambos.

PARTICIPAÇÃO
Planejando com participação informada, estabelecendo critérios e espaços adequados para ouvir demandas e propostas, de modo que a comunidade possa aprender, propor e intervir no planejamento e construção dos campi universitários, num fluxo de mão dupla.

VISUALIZAÇÃO
Ênfase na representação visual das propostas que compõe o Plano, com a descrição do programa de necessidades e sistema de fluxos, o desenho urbanístico e plano de massas das edificações, o plano de sustentabilidade e de mobilidade; fortalecendo um modelo de apresentação visual e didático e ao mesmo tempo sintético e motivador.

CENÁRIOS
Ênfase nas temporalidades e seus cenários, permitindo ao Plano apresentação clara de fases, consensos e construção de cenários estratégicos que permitam a implantação em fases sucessivas das infraestruturas e equipamentos, assim como seu desenvolvimento, amadurecimento e consolidação posterior como centros de referência nacional e internacional.