Fechar menu lateral

Material de Apoio

O que é um plano diretor

O Plano Diretor, também conhecido como Plano Diretor Físico-territorial e Patrimonial, é o principal instrumento normativo da política institucional para uso e ocupação do solo, desenvolvimento de infraestrutura básica, expansão e manutenção predial, bem como deve prever ações de sustentabilidade, acessibilidade e de mobilidade urbana.
O Plano Diretor é muito mais do que um plano de obras. Seu conteúdo é um complexo de normas, diretrizes, objetivos, programas e metas, abrangendo o desenvolvimento
econômico-social, a proteção ao meio ambiente, o uso e ocupação do solo, projetados para um determinado período da vida da universidade. O Plano Diretor deve tratar o espaço como uma manifestação social que envolve aspectos físicos, econômicos, sociais e institucionais. O Plano não é um fim em si mesmo. Seu objetivo é a melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica e dos diferentes públicos da instituição.
Para melhor gestão do campus,   é preciso elaborar planos de expansão e aproveitamento adequado do solo, com a devida conformação do sistema viário e localização dos serviços, de modo a melhorar a qualidade de vida, prevenido contra o crescimento desordenado e a implantação de situações urbanas caóticas.