UFJF terá novo Plano Diretor de Infraestrutura

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá um novo Plano Diretor, de acordo com as medidas previstas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2027. Considerado instrumento fundamental para a organização físico-territorial e patrimonial da Universidade, o Plano servirá de guia para as ações de desenvolvimento, modernização e ampliação do espaço e de gestão do patrimônio. A medida contempla os campi sede, em Juiz de Fora, e o avançado, em Governador Valadares.

De acordo com os responsáveis pelo relatório, Eder Costa e Gustavo Abdalla, o Plano Diretor terá como função principal “auxiliar a Administração Superior na tomada de decisões mais assertivas e com embasamento técnico, no que se refere à expansão dos campi e sua gestão patrimonial, territorial e ambiental. O documento deve orientar o crescimento harmonioso e coordenado da Universidade para os próximos dez anos”.

Costa é arquiteto e urbanista da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e Gustavo Abdalla, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Eles fizeram parte do Grupo de Trabalho 10 do PDI, denominado ‘Infraestrutura’ e chefiado pelo técnico-administrativo Ricardo Grünewald.

Atualmente, a Universidade conta apenas com um Plano Diretor Versão Preliminar, feito em 2004. Por seu caráter inicial e sua distância temporal, foi detectada a necessidade da realização de um novo documento. “Além disso, ele (Plano Diretor Versão Preliminar) se refere exclusivamente ao campus sede e por ser Versão Preliminar, contém apenas uma fração do que constitui um Plano Diretor de fato”, destacam Costa e Abdalla.

De acordo com o PDI, um dos objetivos relacionados ao Plano Diretor é o estabelecimento de um Comitê Técnico de Desenvolvimento e Planejamento – passo seguinte à formulação de um Plano de Investimento associado ao Plano Diretor. Esse comitê vai analisar a atual situação dos campi, outros territórios, imóveis e infraestrutura da UFJF.

“O Comitê Técnico será formado por profissionais da arquitetura e engenharia do quadro efetivo da UFJF, além de participantes de diversas áreas do conhecimento, docentes, técnico-administrativos (TAEs) e discentes. Esse comitê deverá definir os Princípios Norteadores e as Temáticas que serão tratadas no Plano Diretor. Feitas tais definições iniciais, deverá ser realizado um levantamento amplo do território, da infraestrutura e dos ambientes construídos constituintes dos campi. Na sequência, devem ser elaboradas diretrizes e estratégias, que deverão ser publicizadas e debatidas com toda a comunidade acadêmica, para, ao fim, formar o Plano Diretor”, explicam Eder Costa e Gustavo Abdalla.

A expectativa, de acordo com os arquitetos, é que a publicação da portaria com a formação do Comitê Técnico aconteça ainda em 2022 e que os trabalhos se  finalizem em 2025. O Plano Diretor deverá, ainda, orientar que as ações futuras sejam pautadas por princípios comuns às diversas esferas que constituem a Universidade. Entre esses princípios, estão: Inovação, Meio Ambiente, Inclusão, Conexão da UFJF com as cidades em que estão inseridas, Transformação Digital.

Campus Governador Valadares

Medidas voltadas para o campus Governador Valadares também serão contempladas no Plano Diretor Universitário. A necessidade da consolidação de uma infraestrutura definitiva é um objetivo a ser alcançado. Dez anos após a sua implantação, o campus ainda não possui uma configuração espacial própria. As atividades são realizadas em 12 espaços provisórios alugados – o que gera um importante gasto com aluguel no orçamento da Universidade.

Entre as ações previstas estão a consulta a órgãos públicos sobre a disponibilidade de imóveis nas esferas municipal, estadual e federal, a prospecção de terrenos adequados de acordo com programa de necessidades elaborado anteriormente, entre outras medidas, até a iniciação das obras de infraestrutura do campus GV, segundo o orçamento aprovado e as definições do Plano Diretor.

Confira o texto completo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2027