Comissão esclarece sobre a elaboração das propostas do PDI

Confira orientações relativas à formulação das ações, objetivos, metas e indicadores que vão guiar a UFJF no próximo quinquênio

Com a formação dos grupos de trabalho, os integrantes vão iniciar neste mês a elaboração das propostas de ação que vão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (PDI UFJF 2022-2026).

Por isso, a Comissão Executiva reuniu algumas das principais dúvidas de quem já está inscrito e elaborou esse rol de perguntas e respostas para esclarecer e detalhar alguns pontos do processo do PDI.

Lembrando que as inscrições foram prorrogadas por mais uma semana, ficando disponíveis até 22/08 (acesse a aba Eventos no SIGA). Também ainda é possível participar do questionário que busca fazer um retrato da percepção da comunidade acadêmica da UFJF sobre o atual contexto.

Como serão elaboradas as propostas do PDI?

O PDI, que teve metodologia proposta pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e aprovada no Conselho Universitário (Consu), está organizado em níveis e subníveis: uma comissão gestora, uma executiva e uma coordenadora. A primeira é a comissão que dá partida e acompanha o processo, a Executiva é aquela que coloca o PDI em movimento, supervisiona, acompanha, revisa, divulga e fará a redação final; a Comissão Coordenadora, com 17 grupos de trabalho, coordena a elaboração de propostas. Cada um dos 17 grupos se subdivide em grupos temáticos em cada grande tema (como ensino, pesquisa, extensão, etc.). A elaboração é feita a partir dos subgrupos, que propõem e submetem aos grupos, que entregam as propostas para a Comissão Coordenadora que, enfim, retorna o conjunto à Comissão Executiva. Ao final, o Consu aprova.

Os grupos serão distribuídos em subgrupos. Posso escolher o subgrupo?

Os subgrupos são temáticos a partir de um grande grupo. Por exemplo, em Ensino podem existir subgrupos relativos à graduação, pós-graduação, ingresso ou vida acadêmica, por exemplo.

Como acontecerão os encontros dos subgrupos?

Os inscritos nos grupos serão convidados, via e-mail, a se posicionar. Os encontros serão à distância, pelo menos inicialmente, pelas plataformas virtuais, como o Google Meet ou Teams.

Como traçar objetivos e metas?

São disponibilizados documentos de trabalho a serem preenchidos. No site do PDI, na página material de apoio, há referências com informações mais detalhadas sobre a metodologia.

Para exemplificar, imagine uma ação genérica como “Promover melhorias na operação do serviço X na UFJF”. O objetivo pode ser “Aprimorar o processo de atendimento aos usuários do serviço X”. Como uma das metas: “Diminuir em 25% dentro de 5 (cinco) anos o tempo de resposta de atendimento aos usuários do serviço X”.

Cada meta terá um indicador? Como eles serão definidos?

Os indicadores serão utilizados para acompanhamento da implementação das propostas do PDI. Portanto, eles devem ser, preferencialmente, de natureza quantitativa e passível de mensuração no tempo.

O indicador precisa estar de acordo com as metas traçadas, focando na produtividade, qualidade ou impacto de uma ação ou serviço.

Utilizando o mesmo exemplo da questão anterior, o indicador poderia ser a “comparação do tempo médio de resposta de atendimento do serviço X em 2021 e 2026”.

De que forma serão enviadas as propostas?

Cada subgrupo preencherá documentos de trabalho para cada ação proposta, que conterá todos os elementos: objetivos e metas; indicadores; plano de ação. As propostas serão acompanhadas pela coordenação dos grupos e pela Comissão Coordenadora.

Toda proposta de ação encaminhada pelos subgrupos será publicada no PDI?

A análise de propostas vai obedecer a um sistema de filtros. O debate no subgrupo produzirá as ações, mas estas precisarão ser cotejadas entre si exatamente porque podem haver propostas semelhantes, que interagem ou se complementam, e até mesmo propostas contraditórias. Cada grupo temático acompanhará os subgrupos, como primeira camada de elaboração, e depois passará para a Comissão Coordenadora. Se for o caso, voltam aos subgrupos ou em reunião de grupos. Finalmente, com dois filtros de verificação, elas seguirão para a Comissão Executiva, organizando com um último filtro e preparando para publicação e encaminhamento. Vale destacar que a Comissão Executiva não propõe, atua na revisão. No caso de alguma inconsistência, a proposta retorna ao nível anterior.

O Consu poderá alterar as propostas?

Diante da complexidade da elaboração, não é simples uma substituição de propostas. Mas o Consu tem a palavra final por questões regimentais.

Durante a vigência do PDI, como se dará o acompanhamento dos indicadores?

Por uma equipe que se desdobrará por áreas temáticas. O PDI não é um documento estático, inclusive ele pode ser revisto em momentos de sua execução, ainda que não como um todo.

Saiba mais:

www2.ufjf.br/pdi