Inscrições prorrogadas para participação em grupos do PDI 2022-2026

Estudantes e servidores têm até 22 de agosto para se inscrever e contribuir com elaboração de propostas

Com cronograma que concentra ações no segundo semestre de 2021, o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já começou a ser traçado, com a formação das equipes para construir as propostas de ação que irão guiar a instituição pelos próximos cinco anos, entre 2022 e 2026.

Estudantes e servidores terão mais uma oportunidade de participar diretamente do processo de planejamento institucional (Foto: Alexandre Dornelas)

Para quem ficou interessado, mas ainda não se inscreveu, a Comissão Executiva liberou a abertura das inscrições para até o dia 22 de agosto. Qualquer graduando, pós-graduando, docente ou técnico administrativo em educação dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares com vínculo ativo com a UFJF poderá se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), na aba Eventos, no item Inscrição – Grupos PDI (ID 4566).

Representante da Comissão Executiva, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Eduardo Condé, considera que a prorrogação visa garantir maior participação. “Os grupos vão iniciar os trabalhos e à medida que outras pessoas forem se inscrevendo, elas vão agregando às discussões”, informa.

Vale lembrar que também será possível participar indiretamente, por meio dos encontros virtuais das reuniões e audiências públicas. Informações e outros detalhes sobre o processo de formulação do PDI, tais como: etapas, cronograma e orientações para a elaboração dos objetivos e metas, estão disponíveis no site www.ufjf.edu.br/pdi.

“Os grupos e subgrupos precisam ser diversos, heterogêneos, coletivos, com a participação de movimentos sociais e estudantis que existem dentro da Universidade para que todas as possibilidades com relação àquele tema possam ser contempladas”, afirma a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra, que integra a Comissão Coordenadora.

Cronograma

Dezembro é o prazo limite para que o Conselho Universitário (Consu) delibere e aprove o texto final do PDI 2022-2026, que já passará a valer a partir de janeiro de 2022. Por isso, as atividades de cada grupo devem seguir esse planejamento para não prejudicar o andamento das etapas.

Ao todo, oito etapas devem ser cumpridas para a finalização do PDI em dezembro de 2021.

Pesquisa

Também continua disponível o questionário que busca conhecer as percepções da comunidade acadêmica sobre os pontos fortes, as fragilidades, os desafios e as oportunidades da UFJF. Essa pesquisa será muito importante para compreender as expectativas e direcionar com mais precisão as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026.

Para participar, é preciso informar no código de acesso o número de matrícula (da Universidade ou Siape). É possível responder até 21 de agosto. Os resultados serão apresentados de forma agregada, sem identificação dos respondentes, respeitando a lei geral de proteção de dados.

* Texto alterado em 16/08/2021.