Servidores e estudantes já podem responder formulário para nortear PDI 2022-2026

Qual é a missão da Universidade Federal de Juiz de Fora? Quais são os valores e princípios norteadores da UFJF? E suas forças e fraquezas institucionais? Todas essas perguntas são importantes, uma vez que indicam como a Universidade se posiciona na sociedade e o que espera alcançar no futuro. Mas será que todas as pessoas que integram a comunidade acadêmica têm clareza quanto a essas questões?

Buscando conhecer as percepções de estudantes, docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs), a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) elaborou um questionário que servirá como base para o PDI 2022-2026.

A iniciativa vai ajudar no trabalho desenvolvido pelas comissões do Plano. “É fundamental conhecer uma série de posições da comunidade acadêmica sobre aspectos centrais da Universidade”, salienta o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, representante da Comissão Executiva.

Como participar?
Para participar, basta acessar o formulário eletrônico disponível até 21 de agosto. É preciso ter vínculo ativo com a UFJF, devendo informar no código de acesso o número de matrícula da Universidade ou do Siape. Os resultados serão apresentados de forma agregada, sem identificação dos respondentes, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A pesquisa contempla diferentes abordagens, mas, segundo o pró-reitor, as questões são simples e de fácil compreensão. De acordo com o pré-teste, estima-se que o tempo médio de resposta seja de até 15 minutos. Para representar de fato a comunidade universitária, as opções devem ser marcadas, com franqueza, a partir da perspectiva e do posicionamento de cada integrante.

Inscrições nos grupos
Os grupos de trabalho, que se dividirão em subgrupos, já estão sendo formados, e as inscrições continuam abertas pelo Siga (na aba Eventos – item 4566). Sendo o PDI instrumento chave para a adoção de políticas nos mais variados campos, são 17 temas ao todo: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura, Assistência Estudantil, Internacionalização, Ações Afirmativas, Sustentabilidade, Infraestrutura, Tecnologia de Informação, Imagem, Governança, Pessoas, Processos, Avaliação institucional e Avaliação acadêmica.

A Comissão Executiva reitera a importância de escolher os grupos de acordo com a afinidade e vínculo institucional, à medida em que poderá agregar contribuições mais efetivas e consistentes. Além disso, os inscritos devem se atentar para o número de grupos que se propõem a participar, pois haverá reuniões específicas para a formulação das propostas.

“Ainda que as condições não sejam as mais favoráveis por conta do prazo e das obrigações, estamos tentando cumprir o cronograma conforme previsto. A expectativa é de que se consiga fazer um processo participativo e com qualidade”, aponta Condé.

www2.ufjf.br/pdi/