Estudantes, docentes e técnico-administrativos dos campi de JF e GV poderão contribuir com propostas para o próximo PDI
Com a aprovação pelo Conselho Universitário (Consu) da metodologia para elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora, estão abertas as inscrições para participação em um ou mais grupos de trabalho do documento de planejamento e gestão que guiará a UFJF pelos próximos cinco anos, entre 2022 e 2026.
Disponíveis até 31 de julho, as inscrições podem ser realizadas diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), na aba Eventos, no item Inscrição – Grupos PDI (ID 4566). Qualquer pessoa com vínculo com um dos campi da Universidade (Juiz de Fora ou Governador Valadares) poderá se inscrever, seja estudante de qualquer nível de escolaridade, seja servidor, docente ou técnico-administrativo em educação.
O modelo aprovado no Consu propõe um método aberto de participação e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Eduardo Condé, reitera que há duas formas de contribuir com o PDI: participação direta nos grupos e subgrupos de trabalho ou indireta, por meio das reuniões e audiências públicas.
O pró-reitor aponta que o trabalho está concentrado em três comissões: “A Comissão Gestora é responsável pelo acompanhamento global do processo; a Executiva organiza e monitora as ações do PDI e ao mesmo tempo será protagonista na redação do plano; e a Coordenadora é onde está a chave da participação, com a competência para gerenciar os subgrupos que serão criados a partir dos grupos de trabalho para a apresentação de propostas”.
Participação remota
Em função do atual contexto imposto pela pandemia de Covid-19, todas as etapas serão realizadas de forma não presencial. Para auxiliar o trabalho das comissões e dos grupos/subgrupos foi criado um site específico (www.ufjf.edu.br/pdi) onde constam informações sobre o processo de formulação do PDI, as etapas, cronograma e orientações para a elaboração dos objetivos e metas. Todas as notícias relacionadas à discussão e avanço da proposta também estarão nesta página.
As temáticas estão organizadas em cinco grandes eixos: Macropolíticas, Intervenientes, Sustentação, Gestão e Avaliação. Cada eixo possui diferentes grupos de trabalho, totalizando 17. Os grupos dividem-se em subgrupos, espaços em que serão desenvolvidas as propostas a partir da definição dos objetivos, metas, indicadores e planos de ação que vão compor o PDI.
Cada setor acadêmico ou administrativo tem autonomia para definir sua agenda de trabalho, devendo apenas respeitar o prazo do cronograma. Vale lembrar que o atual Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020 encerra-se este ano, e a discussão e aprovação do texto final do novo plano será feita pelo Consu em dezembro de 2021.
Planejamento estratégico
Por levar em conta a filosofia de trabalho, a missão e os valores da Universidade, o Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento de extrema importância para consolidar as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é um planejamento estratégico da Universidade para os próximos cinco anos e que atualmente tem que considerar um cenário externo desfavorável que necessariamente nos obriga a um exercício de planejamento mais criativo, inteligível e direto.
O pró-reitor da Proplan reitera que o próximo PDI tem que considerar um cenário externo desfavorável. “Isso necessariamente nos obriga a um exercício de planejamento mais criativo, inteligível e direto. Ainda assim, conhecendo os cortes que as universidades vêm sofrendo, é um exercício muito difícil, mas as nossas ações também devem levar em conta as grandes possibilidades que a Universidade tem para apresentar soluções para a sociedade”, contextualiza.
“O desafio de restrições orçamentárias não é simplesmente adaptar a elas, mas trabalhar de forma planejada para lidar com cenários adversos. Esse planejamento de cinco anos é que o torna imprescindível”, complementa Eduardo Condé. O PDI 2022-2026 será a chave para a adoção de políticas nos mais variados campos que serão as prioridades para o emprego de recursos e desenvolvimento das ações da Instituição.
Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas por e-mail:
Comissão Executiva: pdi@ufjf.edu.br
Comissão Coordenadora: coord.pdi@ufjf.edu.br