Conselho Superior aprova metodologia para elaboração do novo PDI da UFJF

Plano de Desenvolvimento Institucional visa nortear ações de planejamento e gestão

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início ao processo de elaboração do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A forma como será discutido e definido o PDI 2022-2026 foi aprovada em reunião do Conselho Superior (Consu), nesta sexta-feira, 7. Além da metodologia de trabalho, foram formadas as comissões Gestora e Executiva, que vão coordenar as ações.

A Comissão Gestora será formada pelo reitor, Marcus David, pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, pelo diretor-geral do campus avançado de Governador Valadares, Ângelo Denadai, e pela diretora da Faculdade de Direito, Aline Passos. Também devem compor a comissão representantes a serem indicados pela Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Juiz de Fora (Sintufejuf) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O pró-reitor Eduardo Condé também integrará a Comissão Xxecutiva, que ainda terá o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, o secretário geral, Edson Souza, o diretor de Imagem Institucional, Jorge Felz, e os diretores de unidades: Marise Mendes (Faculdade de Comunicação), Eduardo Barrére (Instituto de Ciências Exatas) e Marcelo Silvério (Faculdade de Farmácia), além de representantes a serem indicados pelas entidades representativas Apes, Sintufejuf e DCE.

Participação

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento de planejamento e gestão institucional, elaborado para vigorar por um período determinado e que deve ser estruturado considerando filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da Universidade. A meta é definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.

O PDI 2022-2026 da UFJF pretende orientar as ações institucionais, fornecendo elementos basilares para o planejamento da gestão da administração central, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, das unidades acadêmicas e de seus cursos  de graduação e de pós-graduação, das ações, projetos e programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação.

Para que o PDI seja capaz de retratar claramente aquilo que se espera da UFJF nos próximos anos, a participação da comunidade universitária é considerada decisiva para a elaboração do documento, por meio da correspondência ao convite para contribuírem com os debates e com a definição dos objetivos e das ações estratégicas em sua formulação.