Fechar menu lateral

História

Fachada do prédio do Almoxarifado Central

Fachada do prédio do Almoxarifado Central

A história da constituição da Gerência de Patrimônio encontra-se ligada à época da federalização da Universidade Federal de Juiz de Fora. A atual Gerência de Patrimônio da UFJF surgiu de forma vinculada à Reitoria, após a federalização ocorrida em 1960. Com o passar dos anos, vários setores começaram a ser descentralizados, passando a chamar-se o setor responsável pelo recebimento de materiais como “Divisão de Material”, vinculado à Pró-Reitoria de Administração.

Primeiro local de funcionamento da Divisão de Material

Primeiro local de funcionamento da Divisão de Material

Mais tarde, a repartição foi rebatizada como “Divisão de Almoxarifado e Patrimônio”, ainda funcionando nas dependências da Reitoria (atual Museu de Arte Murilo Mendes) até ser transferido para o atual prédio do Almoxarifado Central. A partir daí, o setor foi dividido em dois, sendo eles conhecidos como Almoxarifado e Divisão de Patrimônio, vinculadas à então Coordenadoria de Suprimentos. Com a alteração, o Almoxarifado passaria a cuidar somente de materiais de consumo, enquanto o Patrimônio ficaria responsável pelo controle do material permanente. Futuramente, os nomes seriam padronizados para Gerência de Estoque e Gerência de Patrimônio.

Ao longo de sua existência, a Gerência de Patrimônio já esteve vinculada às então Pró-Reitorias de Administração, de Logística, de Planejamento e de Infraestrutura. Atualmente, encontra-se subordinada à Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio.

(Colaboração: Julieta Maria de Almeida Barra/Vicente Paulo Weiss)