Fechar menu lateral

Dinâmicas Geográficas na Zona da Mata Mineira

Pesquisadoras/es do NuGea participaram da obra coletiva publicada pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFJF.

O livro que acaba de ser lançado pela editora CRV, intitulado “Dinâmicas geográficas na Zona da Mata mineira” reúne algumas abordagens trabalhadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora, incluindo parcerias com outras instituições com tradição em estudos na área. A organização da obra foi realizada pelos professores Roberto Marques Neto, Wagner Barbosa Batella e Bruno Milanez, e os capítulos foram contribuições de diferentes docentes do programa e suas respectivas parcerias, amostrando a pluralidade temática tangente às pesquisas desenvolvidas no PPGEO.

A Zona da Mata mineira figura como uma noção espacial que remete às regionalizações naturais, porém francamente capilarizada às concepções contemporâneas de região. Tendo Juiz de Fora como principal centro urbano, a região em apreço apresenta tipicidades físico-ambientais e humanas que a diferem dos demais âmbitos mesorregionais mineiros e dos estados fronteiriços, justificando assim uma obra na forma de coletânea encarregada de apresentar e discutir tais características mediante diferentes nuances tangentes aos olhares da Geografia e áreas afins.

“Dinâmicas Geográficas na Zona da Mata Mineira” figura, portanto, como um olhar múltiplo para a região em questão a partir de diferentes enfoques concernentes à ciência geográfica e suas interfaces, desvelando aspectos geomorfológicos, biogeográficos, econômicos, populacionais, geo-históricos e culturais. Convidamos a todos e todas, geógrafos e cientistas interessados nas abordagens e cortes espaciais regionais, a conhecerem com mais profundidade as dinâmicas espaciais de Minas Gerais, enfaticamente da sua “zona da mata”.

O professor Wagner Batella junto com a doutoranda Samarane Barros, escreveram o capítulo “Cidades médias e regiões imediatas: Ponte Nova/MG, Viçosa/MG e Ubá/MG enquanto cidades médias de papeis regionais”. Já a professora Clarice Cassab e a pesquisadora Lilian Souza publicaram o capítulo “Habitar a cidade? Experiências de mobilidade e circulação de moradores de um conjunto habitacional em Juiz de Fora – MG”.