Fechar menu lateral

Palestra destaca a importância da juventude como tema de pesquisa na Geografia

O NuGea promoveu no dia 27 de maio a palestra Geografias da Juventude? Uma pauta de pesquisa, realizada pelo prof. dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da UNESP (Presidente Prudente).

Durante o evento, que contou com a presença e participação de alunos dos cursos de Geografia e Serviço Social da UFJF, bem como professores dos mesmos cursos além da Faculdade de Educação, foi feita uma conversa a respeito da importância do estudo da juventude para a Geografia. Após apresentar a trajetória da construção sociológica da categoria juventude, o professor Nécio desenvolveu seus argumentos no sentido de apontar em que medida a Geografia pode ter na juventude um campo de estudo e atuação, apresentando algumas possibilidades de pesquisa. No debate foi possível aprofundar algumas das questão apresentadas pelo palestrante.

A palestra estava associada ao projeto Jovens e cidade: um estudo comparativo em cidades médias, coordenados pelas professoras Clarice Cassab e Juliana Mendes. Promovida pelo NuGea com a colaboração do Departamento de Geociências da UFJF, a palestra foi parte das atividades que visam promover a construção de uma articulação de pesquisadores da temática juventude e território. Outras atividades estão sendo planejadas para o segundo semestre de 2011.

 

Prof. Nécio Turra Neto

 

Equipe do NuGea