Fechar menu lateral

NuGea na SEMIC 2023

O NuGea está participando do Seminário de Iniciação Científica 2023 com três pesquisas.

Coordenada pela profa. Clarice Cassab a pesquisa “Dos espaço-mortos a produção do lugar? Juventudes, planejamento e outros usos da cidade” tem como objetivo compreender como, a partir de práticas ligadas ao movimento do hip hop, jovens da periferia de Juiz de Fora dão vida e dinamismo a “espaços mortos” da cidade, tensionando o modo ao qual a cidade é produzida hegemonicamente e, com isso, pode contribuir para a construção de outras formas de planejamento urbano, que valorizem a escala humana e o cotidiano na lógica da cidade. Para isso acompanha jovens que dão vida e dinamismo ao vão do Viaduto Hélio Fadel, localizado na região central de Juiz de Fora – Minas Gerais. A pesquisa conta também com o apoio da FAPEMIG.

Acesse o link para o vídeo da pesquisa clicando aqui

O prof. Elias Lopes de Lima coordena a pesquisa “Um olhar geográfico sobre os efeitos do negacionismo científico” cujo objetivo é  avaliar a produção científica acerca de temas de interesse geográficos com fito deliberado de produzir desinformação e, por conseguinte, alguma carga negacionista.

Acesse o link para o vídeo da pesquisa clicando aqui

A pesquisa “Espacialidade da vitimização por homicídios no estado de Minas Gerais, 2010-2020” , coordenada pelo prof. Wagner Batella, tem como objetivo principal entender as tendências espaciais da ocorrência de homicídios, além de identificar e analisar seus condicionantes espaciais, assim como apontado na bibliografia. O recorte espacial é o estado de Minas Gerais, entre os anos de 2010-2020. A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico, pesquisa pelos dados necessários, além do tratamento e sistematização dos mesmos, para assim utilizar o software de geoprocessamento QGIS.

Acesse o link para o vídeo da pesquisa clicando aqui