Fechar menu lateral

Seleção de bolsa de IC

Entre os dias 19 de dezembro e 08 de dezembro estará aberta a inscrição para bolsa de iniciação científica FAPEMIG. A bolsa, no valor de R$600, é para atuar no projeto Dos “espaço-mortos” à produção do lugar? Juventudes, planejamento urbano e outros usos da cidade, coordenado pela profa. Clarice Cassab.

O projeto de pesquisa  surgiu da observação e constatação de um fenômeno recente na cidade de Juiz de Fora. A reivindicação e apropriação de um potencial “espaço-morto” na área central da cidade por parte de jovens oriundos de diferentes bairros, em sua maioria, periféricos. Tal observação nos provocou a pensar em que medida esse fenômeno revela formas de contornamentos, por parte destes sujeitos, no sentido de superarem os obstáculos impostos às suas vidas e às expressões de suas práticas espaciais na cidade pelo modo capitalista de produzi-la. Em que medida esse contornamento representa um tensionamento à maneira pela qual hegemonicamente tem sido planejada à cidade? De que forma ele afirma a existência destes sujeitos como produtores da cidade dotados de intencionalidades e ações próprias à sua condição juvenil e que se colocam no espaço da cidade reivindicando o direito ao seu uso e apropriação?

A vaga é exclusivamente para discentes do curso de Geografia e que tenham interesse em atuarem no campo dos estudos de juventudes.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário google (abre em outra janela). A seleção consiste em carta de interesse, avaliação do histórico, das informações contidas no formulário e entrevista.

As entrevistas ocorrerão no dia 10 de janeiro de maneira presencial em horário e local a serem posteriormente divulgados.