Núcleo da Geografia realiza o 1º Colóquio sobre Espaço e Sociedade

As relações entre espaço e sociedade é o tema central do primeiro Colóquio do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontecerá nos próximos dias 21 e 22. O evento, que será realizado no novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus, dá oportunidade aos alunos da graduação e pesquisadores de temas que se encaixam nos eixos das linhas que são discutidas no NuGea, de apresentarem os projetos que vêm desenvolvendo.

A organizadora do Colóquio, professora Clarice Cassab, ressalta a integração que o tema proporciona, atingindo as mais diversas áreas. “A centralidade do sujeito é o elemento aglutinador deste debate. Um núcleo de pesquisa tem a necessidade de integrar um conjunto de professores e, melhor ainda, se eles forem de outras instituições, permitindo um intercâmbio entre novos projetos.”

A programação conta com a presença da professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carmem Lúcia Costa, e da docente de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Juliana Mendes, além de professores da UFJF. Haverá palestras, apresentações de trabalhos e mesa-redonda sobre práticas socioespaciais.

O professor Carlos Eduardo Santos Maia ministrará palestra abordando as mudanças que os movimentos LGBT de Juiz de Fora causam na paisagem, e acredita que a possibilidade da discussão do tema desenvolve novas perspetivas de pesquisa na UFJF que, segundo ele, sempre permite aos pesquisadores um novo olhar sobre a realidade. “Percebemos que a Parada Gay, por exemplo, permite uma visibilidade que este grupo específico não tem no cotidiano. A curto prazo, vemos muitos estabelecimentos se adaptarem a este ‘ritual’, como os taxis circulando com bandeirinhas do movimento em suas antenas de rádio ou lojas comerciais tocando músicas referenciais ao grupo exatamente para atrair clientes que estão na cidade por conta da parada.”

Por alocar pesquisadores do campo da Geografia e Serviço Social, a dimensão interdisciplinar do Colóquio visa alcançar professores e alunos das mais diversas áreas, a fim de partilhar dos resultados das pesquisas com seus interessados. Para se inscrever no colóquio, basta preencher a ficha de inscrição e, em seguida, encaminhá-la para o endereço eletrônico nucleo.nugea@ufjf.edu.br.

O NuGea desenvolve suas pesquisas de modo analítico, focando o entendimento das ações políticas que daí são derivadas, a fim de compreender as relações entre sujeito e espaços, observando as formas de uso e meios de apropriação que se fazem destes.

Fonte: UFJF/2013