Fechar menu lateral

Projetos de Pesquisa

História das Mulheres no Brasil do século XIX

Coordenação: Silvana Mota Barbosa

Descrição: O objetivo deste projeto é investigar temas vinculados aos estudos de gênero e histórias das mulheres no Brasil do século XIX. Interessa pensar a agência, as noções de direitos políticos e sujeito universal, a atuação o feminina na política. Como recorte específico investigamos histórias de viúvas e, também, os debates em torno da regência de D. Januária de Bragança.

 

Sociabilidades e trajetórias: a maçonaria no mundo Atlântico (século XIX)

Coordenação: Alexandre Mansur Barata

Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo principal investigar o papel do pertencimento à maçonaria e a circulação de seus membros no mundo Atlântico, com destaque para o Brasil, atentando para formas de sociabilidade, redes de poder e disputas políticas no oitocentos. Busca também reconhecer os mecanismos de expansão da sociabilidade maçônica no mundo luso-brasileiro entre meados do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX e perseguir as trajetórias de alguns maçons luso-brasileiros para perceber suas lógicas de ação e buscar contribuir para a problematização dos mecanismos que possibilitam a formação de vínculos, solidariedades, identidades.

 

O “corpo vestido” e a cultura visual: uma perspectiva histórica

Coordenação: Maria Claudia Bonadio

Descrição: O projeto parte do conceito de corpo vestido, cunhado pela historiadora britânica Elizabeth Wilson em 1985, o qual compreende que todo o corpo é vestido, uma vez que além das roupas, qualquer coisa que cobre o corpo, mesmo a cultura imprimi significados aos mesmos. Assim, o projeto visa investigar as relações entre moda, vestuário e tudo o mais que veste os corpos, bem como os vestuários e corpos-imagens (no sentido barthesiano) e ainda simulacro destes tais como manequins de museus, bem como seus usos, criações e representações em diferentes esferas e suportes da visualidade desde a invenção da fotografia no século XIX, até a contemporaneidade. Ainda que o objetivo seja privilegiar fontes visuais, são os problemas visuais que mais interessam ao projeto, ou seja, que questões as imagens visuais e mentais colocam para a história e historiografia da moda? Como colaboram para constituí-las? As fotografias, são fonte e objeto principal do projeto, uma vez que são fundamentais para a compreensão de seus usos na construção da(s) história(s) do corpo vestido, tanto no que diz respeito aos padrões hegemônicos, como disruptivos. Interessam ainda imagens de moda/corpos vestidos difundidas por museus através de exposições, catálogos; fotografias ou ilustrações divulgadas na imprensa, na historiografia da moda ou em fontes como coleções fotográficas, álbuns de família ou em produções audiovisuais. Por fim, mas não menos importante, a pesquisa se ocupa da forma como indivíduos e grupos se utilizam das fotografias e seu vestuário-imagem para a constituição de suas imagens públicas de si. Ainda que outras temáticas possam ser abordadas tal como conexões entre moda e arte, o foco principal do projeto é pensar as relações entre moda, história das mulheres e gênero.

 

Petições coloniais: comunicação política e representação social no Império português (1736-1807)

Coordenação: Renata Silva Fernandes

Descrição: O presente projeto tem por objetivo mapear e analisar as petições enviados da América portuguesa ao Conselho Ultramarino e Secretário de Estado, tomando como central a participação dos vários agentes sociais e os caminhos institucionais e respostas que geravam. Neste sentido, trata-se não apenas de um esforço inédito de entendê-las conjuntamente, bem como de uma proposta ousada de problematização sobre a comunicação jurídico-política imperial. Pela magnitude do tema, delimita-se sua análise às capitanias de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Seu recorte inicial justifica-se pela criação das Secretarias de Estado em 1736, entre elas uma vinculada ao ultramar, e o final pela própria alteração gerada com a vinda da Corte ao Rio de Janeiro. A proposta prevê colaboração com pesquisadoras associadas da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma delas vinculada à área de sistemas, em função da previsão de criação de um banco de dados e sua disponibilização à comunidade. Visa igualmente a promoção do Laboratório “Circuitos oceânicos: petições e comunicação política da América portuguesa ao Império do Brasil” (já credenciado como um Diretório do CNPq) como espaço de discussão, formação e de divulgação do projeto.

 

Cidadania e participação política no Império do Brasil: o direito de petição e as práticas de peticionamento (1826-1889)

Coordenação: Renata Silva Fernandes

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o direito de petição, seus usos e seus desdobramentos no âmbito do Parlamento Brasileiro ao longo do período imperial (1822-1889) considerando os espectros político-institucional e prático. Do ponto de vista da dimensão político-institucional, trata-se de desnaturalizar o “direito de petição” como um direito carente de maiores problematizações, identificando as querelas políticas, as doutrinas e o arcabouço normativo a ele correlacionados. Do ponto de vista da dimensão prática, trata-se de avaliar o peticionamento a partir de seu funcionamento social e seus usos criativos. No projeto será desenvolvido um banco de dados relacional para mapeamento, levantamento e disponibilização sistemática de petições endereçadas aos corpos representativos imperiais, a partir de um diálogo interdisciplinar com a ciência de dados mediante os aportes propiciados pelas Digital Humanities. Pretende-se, ainda, discutir as possibilidades e desafios de incorporação das novas tecnologias nas pesquisas em história, em especial, da utilização de programas low-code.

 

História Literária e Poética Clássica

Coordenação: Jefferson Cano

Descrição: Este projeto pretende propiciar uma reflexão sobre a história da literatura em uma perspectiva transnacional e, ao mesmo tempo, construir um repertório poético a partir do qual se possa melhor compreender a constituição de uma poética clássica na Europa moderna.