Brasileiros e brasileiras nos Estados Unidos: redes de sociabilidade, experiências femininas e trocas culturais (1870 -1889)
Coordenação: Silvana Mota Barbosa
Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar a rede de sociabilidades que se instituiu entre brasileiros que moravam nos Estados Unidos no ultimo quartel do século XIX e investigar a circulação de ideias (e pessoas) entre os dois países.
Sociabilidade maçônica e a expansão da cultura das Luzes no mundo luso-brasileiro (1790-1850)
Coordenação: Alexandre Mansur Barata
Descrição: O projeto tem por objetivos: reconhecer os mecanismos de expansão da sociabilidade maçônica no mundo luso-brasileiro entre meados do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX; contribuir para a reflexão teórica no campo da história social da política, centrada nos conceitos de sociabilidade e cultura política; refletir sobre a expansão da cultura das Luzes no mundo luso-brasileiro; perseguir as trajetórias de alguns maçons luso-brasileiros para perceber suas lógicas de ação e buscar contribuir para a problematização dos mecanismos que possibilitam a formação de vínculos, solidariedades, identidades.
Caminhos da política no Império do Brasil
Coordenação: Lucia Bastos Pereira das Neves (UERJ)
Descrição: Este projeto dá sequência aos três anteriores financiados pelo PRONEX (2003, 2006 e 2009), coordenados por José Murilo de Carvalho e Lucia Bastos Pereira das Neves. De modo geral, ao reunir pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, esse projeto trata de superar, com novas pesquisas, a perspectiva muito disseminada que vê o Estado como ponto de partida e de chegada da política, agindo, de cima para baixo, como uma enteléquia, sobre o conjunto da sociedade. Três eixos principais: 1) analisar, em especial, as ações do governo que correspondiam a demandas apresentadas por diferentes setores da sociedade, num movimento de baixo para cima, dizendo respeito a problemas colocados por movimentos de rua, pelas práticas das eleições, por organizações representativas de grupos de interesse e mesmo por uma suposta opinião pública, veiculada pela imprensa. 2) No eixo referente às estruturas sociais, parece importante discutir a suposta homogeneidade das elites políticas diante de sua distribuição por partidos políticos concorrentes, de sua identificação com interesses locais divergentes, de suas origens sociais variadas e da multiplicidade de lealdades pessoais que asseguravam. 3) Na esfera das representações simbólicas, os estudos sobre a escrita da história constituem um dos núcleos. Considerar as formas de conceber e de escrever a história no Brasil do oitocentos pretende conduzir uma análise indireta do processo de ingresso de sua sociedade no mundo moderno desencantado, avaliando a distância que foi sendo estabelecida em sendo estabelecida em relação ao universo regido por forças transcendentes do antigo regime.
Integrantes: Alexandre Mansur Barata / Silvana Mota Barbosa / Wlamir Silva / José Murilo de Carvalho / Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves / Tânia Maria T. Bessone da Cruz Ferreira / Ivan de Andrade Vellasco / Adriana Pereira Campos / Lúcia Maria Paschoal Guimarães / Guilherme C. Pereira das Neves / Adriana Barreto / Andrea Slemian / Valdei Lopes de Araújo / Marcello Otávio Neri de Campos Basile / Júlio Bentivoglio / Hendrik Kraay / Ana Frega Novales / Marcelo Cheche Galves / Camila Borges / Christian Edward Cyril Lynch / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho / Humberto Fernandes Machado / Raimundo Mattos / Temistócles Cezar / Armelle Enders / Anita Correia Lima / Fernando Luiz Vale Castro
Financiamento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.