Seleção de Monitoria para a disciplina História Contemporânea I (HIS040)

O Departamento de HISTÓRIA do ICH faz público o processo de seleção para o Programa de Monitoria 2024 da disciplina HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I (HIS 040), para preenchimento de 1 vaga para monitores bolsistas e de 0 vaga(s) para monitores voluntários, de acordo com as Resolução no 123/2016 do Conselho Setorial de Graduação.

Consulte o edital completo, clicando AQUI.

Poderão inscrever-se os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:
1 – Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação EM HISTÓRIA
2 – Ter disponibilidade de 06 horas semanais, conforme estabelecido no Projeto e no Edital de Seleção;
3 – Estar aprovado ou cursando a disciplina HIS 040 HISTORIA CONTEMPORÂNEA I para as quais se pretende a participação no Programa. * O candidato pode estar cursando a disciplina no momento da inscrição, mas deverá ter sido aprovado no momento de assumir a Monitoria.
4 – Para inscrever-se, o aluno interessado deve: enviar email para silmotabarbosa@uol.com.br com o assunto – Seleçao de Monitoria e incluir copia do histórico da UFJF mais recente. No corpo do email enviar seu nome e celular para contato via whatsapp.

VIGÊNCIA DO EDITAL
O edital terá vigência de 1 semestre letivo prorrogada automaticamente por mais 1 semestre na ausência de novo edital.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção constará de:
1- Prova de conhecimentos que verse sobre pontos do programa da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, sendo eles:
– Liberalismo seculo XVIII e XIX – conceitos e ttransformaçoes
– Luzes e Revolucao Francesa
– As mulheres na historia Contemporânea – das jacobinas às trabalhadoras.
– O seculo XIX – 100 anos de paz?

Ementa
A disciplina pretende investigar o que se convencionou chamar de “Longo Século XIX”, ou seja, o período entre o final do século XVIII, desde a dupla revolução (a Revolução Francesa e a Revolução Industrial inglesa), até o final do oitocentos. Discute-se aqui as bases que fundam o mundo contemporâneo até sua crise às vésperas da Primeira Guerra Mundial.

2 – Histórico escolar recente – desempenho na disciplina.

3 – Entevista

4 – Critério(s) de desempate: Nota na disciplina HIS 040.