Coleção “A flor da Pele” homenageia Jardim de Monet. (Foto: arquivo Studio Éden)

Em um mundo cada vez mais globalizado, eventos dedicados à transposição da moda e da tecnologia surgem como uma nova tendência nos polos do mundo contemporâneo, como é o caso da primeira Fashion Week de inteligência artificial (IA Fashion Week). O evento tem como semifinalista o Studio Éden, em que a estudante do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Tamiris Alves Rodrigues, atua como auxiliar de estilista.

De acordo com Tamiris, o processo de inscrição no evento surgiu a partir do envolvimento e do estudo das possibilidades da inteligência artificial no âmbito da moda, e em testes e pesquisas sobre essa nova tecnologia. “O processo de inscrição se deu, primeiramente, através de algumas imagens criadas da coleção que desenvolvemos. Depois disso, recebemos a confirmação de que participaríamos do evento e então tivemos que  produzir uma coleção completa, com imagens do backstage, street wear, joias e outros acessórios”.

O IA Fashion Week consiste em três fases, sendo que a primeira foi o encaminhamento de algumas imagens para apresentar a ideia da coleção e selecionar os participantes. Já na segunda fase, foi pedido o envio de uma coleção completa com até 30 imagens, mais algumas extras contendo o trabalho de backstage e produção.

“Nessa fase, o voto é aberto ao público, que pode votar em até três coleções, através do site do evento, por isso é muito importante que mais pessoas conheçam e votem em nossa coleção, “Alves Knop”, até o dia 5 de Maio. A terceira fase contará com os 10 mais votados da segunda fase pelo público. Dentre os 10 selecionados, os jurados – que contam com grandes nomes da moda mundial – irão escolher três para serem os finalistas no concurso”, explica a estudante da UFJF.

A Flor da Pele

Coleção contempla tecidos leves, texturizados e bordados que simbolizam o toque macio de uma rosa. (Foto: arquivo Studio Éden)

Para o IA Fashion Week, o Studio Éden apresenta a coleção “A Flor da Pele”, inspirada no Jardim de Monet. Com tons vibrantes e leveza, a proposta possibilita com que o público abra as janelas dos olhos da alma e penetre no Jardim, simbolizando a feminilidade e o romantismo de mulheres fortes em suas fragilidades.

Segundo a auxiliar de estilista, a coleção contempla tecidos leves, lembrando o sopro do vento sobre o jardim,  movendo o olhar de um lado para o outro, tentando acompanhar sua fluidez. Além disso, também traz tecidos texturizados e bordados, que simbolizam o toque macio de uma rosa, enquanto o cetim e os babados permitem um mergulho no jardim aquático do artista homenageado.

“Em especial, foram adicionados tecidos com leves interferências de listras e transparências, remetendo às janelas e cortinas de Monet, como também a escolha da cartela de cor. A modelagem traz mangas bufantes e cintura marcada, influenciada pela “belle époque”, gola alta e elementos da arquitetura de jardins e casas, que apresentam recortes quadrados e fendas”, explica Tamiris.

Além disso, o trabalho também apresenta recortes no peito formando escudos de proteção, para mostrar toda a força e luta da mulher junto com sua feminilidade à flor da pele a todo momento. “Flores e folhas não poderiam faltar, se misturando no jardim e nas estampas corridas e localizadas, que finalmente conceituam as peças da coleção”, finaliza a artista.

AI Fashion Week

O AI Fashion Week é o primeiro evento de Moda produzido por inteligência artificial do mundo. Ele é o destino para conferir onde a moda e a tecnologia colidem, criando algo único e inovador, revelando novos talentos da indústria e explorando as infinitas possibilidades com o uso da inteligência artificial, junto da inteligência humana.

Os três primeiros colocados terão suas coleções produzidas e vendidas pelo grupo Revolve, uma gigante da moda presente em diversos países que levará as coleções vencedoras para todos os cantos do mundo.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf