“Só as grandes civilizações têm a compreensão da importância da educação pública”, afirmou o reitor Marcus David durante a abertura da Recepção aos Calouros. (Foto: Carolina de Paula)

A abertura da Recepção aos Calouros, organizada pelo Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), em conjunto com a administração superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi realizada na manhã desta segunda-feira, 27, no Anfiteatro de Estudos Sociais. No local, os estudantes também puderam participar de uma mesa tira-dúvidas com o tema “Cheguei na UFJF, e Agora?”. 

Neste ano, o mote da recepção é “A UFJF é nossa: construindo novos horizontes”. As ações de boas-vindas estão previstas para seguirem até o dia 12 de abril. 

Vice-reitora, Girlene Alves, destacou o compromisso da Universidade com o combate a qualquer tipo de preconceito e discriminação. (Foto: Carolina de Paula)

Na solenidade, a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, deu boas-vindas aos estudantes e destacou o compromisso da Universidade com o combate a qualquer tipo de preconceito e discriminação dentro da instituição.

“Sintam-se acolhidos e contribuam para que a Universidade permaneça sendo um ambiente onde o debate democrático é a base da nossa existência. Então, ocupem esses espaços, consumam da Universidade o que ela pode ofertar para vocês”, afirmou Girlene.

Renovação

Na sequência, o reitor da UFJF, Marcus David, ressaltou a alegria e a satisfação ao receber os calouros e que com a entrada de novos estudantes, a Universidade se renova e redesenha os seus projetos. David afirmou também que a UFJF é uma instituição de qualidade reconhecida, o que é característica de um estabelecimento público de ensino. 

“Quando a sociedade brasileira adquire a compreensão da importância do investimento na educação superior pública e de qualidade, é o sinal de uma sociedade desenvolvida. Só as grandes civilizações têm a compreensão da importância da educação pública. Quem não compreende as universidades públicas como necessárias para um projeto de desenvolvimento social e econômico, não é capaz de compreender o que é uma sociedade civilizada”, refletiu o reitor.

A abertura foi finalizada por uma das coordenadoras gerais do DCE, Maria Edna Fernandes. A representante destacou o papel do Diretório, de representar os estudantes dentro e fora da Universidade, além de participar da organização do movimento estudantil. “Cabe a nós colocar quais são as pautas prioritárias e que são necessárias para os estudantes. Sofremos durante a pandemia e agora estamos em um projeto de retomada de permanência na Universidade”, afirmou.

Na sequência teve início a mesa tira-dúvidas com representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Ouvidoria Geral da UFJF, Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas, Central de Atendimento (CAT) e DCE. Dúvidas dos estudantes sobre questões acadêmicas e vivências na Universidade foram respondidas pelos componentes da mesa. 

Prograd

Maria Edna Fernandes ressaltou sobre o papel do DCE em representar as pautas estudantis. (Foto: Carolina de Paula)

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, falou sobre o papel da Prograd em conduzir processos relativos aos cursos. Além de sinalizar a importância dos calouros consultarem o Regimento Acadêmico de Graduação (RAG). “É a nossa constituição, nosso conjunto de leis, onde constam os direitos e deveres do estudante”, salientou o pró-reitor. 

Colocando a Prograd à disposição dos estudantes, o pró-reitor também destacou a importância de ter atenção aos prazos e datas que constam no calendário acadêmico, inclusive o prazo de matrícula nas disciplinas a cada semestre. “Não deixem de procurar saber com a coordenação de curso, como funciona hoje a matrícula na UFJF, que, a partir deste ano, será toda informatizada”, apontou. 

A Prograd fica localizada no prédio da Reitoria

Ouvidoria Geral

Também presente à mesa, a ouvidora geral da UFJF, Anna Cláudia Rodrigues Alves, definiu o órgão como um espaço de fortalecimento da democracia, por meio da participação social. “Essa participação se dá por meio das manifestações dos cidadãos. É um canal de comunicação, de interlocução da comunidade interna e externa à UFJF com a própria instituição”. 

A Ouvidoria Geral está disponível para receber diversos tipos de manifestações, como denúncias, elogios, reclamações e sugestões. “A Ouvidoria não é um canal de julgamento. A gente recebe a manifestação, atende vocês, não imprimimos juízo de valor nenhum. Somos o canal de comunicação entre quem nos demanda e o setor responsável. A gente quer contribuir para que essa comunicação se refine”, ressaltou. 

Saiba mais sobre os serviços da Ouvidoria Geral e quais são os canais disponíveis para contato. A Ouvidoria Geral fica localizada no prédio da Reitoria. 

Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas

A Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas trabalha em conjunto com a Ouvidoria Geral, mas é vinculada à Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e trata, de forma específica, do combate a quaisquer tipos de discriminação e violência, tendo em vista a articulação de ações voltadas para a convivência cidadã com as diversas realidades de gênero e sexualidade, etnia, tradição das culturas e vulnerabilidade socioeconômica. 

Mesa tira-dúvidas contou com representantes da Prograd, Ouvidoria Geral, Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas, Central de Atendimento e DCE. (Foto: Carolina de Paula)

“Nós trabalhamos com questões estruturais da sociedade. Me refiro necessariamente ao racismo, ao machismo, à LGBTfobia, à intolerância religiosa, entre tantas outras questões. Qualquer manifestação que verse sobre assédio sexual ou moral, racismo, discriminação, opressão, é tratada pela Ouvidoria Especializada”, destacou a ouvidora especializada em ações afirmativas, Danielle Teles da Cruz. 

As manifestações podem ser enviadas pela Plataforma Fala.BR, da Controladoria Geral da União (CGU). O contato também pode ser feito por e-mail ou de forma presencial, no prédio da Reitoria. Internamente, é realizada uma triagem para verificar se o caso relatado se encaixa na Ouvidoria Geral ou na Especializada. 

Outras informações sobre a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas podem ser encontradas no site

Central de Atendimento

A Central de Atendimento (CAT) fica localizada no prédio da Reitoria e oferece serviços às comunidades acadêmica e externa e aos servidores da instituição. De acordo com o coordenador da CAT, Mauro Leopoldino, a função da Central é ser o setor primário de acolhimento da Universidade.

“Nós vamos facilitar esse percurso de vocês dentro da UFJF, fazer o direcionamento. Nossos serviços podem ser solicitados na nossa página, o que não exclui a possibilidade de procurar presencialmente o setor”, disse o coordenador. 

Confira no site da CAT, outras informações sobre os horários de atendimento do setor e as formas de contato. 

Extensão Universitária

Ainda nesta segunda, 27, a partir das 18h45, haverá a mesa “Extensão Universitária: uma UFJF fora dos muros”, com um diálogo sobre as ações que a instituição realiza junto à comunidade em geral. O encontro também acontece no Anfiteatro de Estudos Sociais, ao lado da cantina do Direito. Confira outras informações sobre a programação da recepção nas redes sociais da UFJF e do DCE