O Valadares Jazz Festival completou a sua 23ª edição. (Imagem: Flávia Carvalho)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apoiou dois dos principais eventos do calendário cultural de Governador Valadares: a Festa Literária e o Valadares Jazz Festival, que acontecerem na cidade nestas segunda, 19, e terça, 20. Integrantes do projeto ‘Vamos Ler!’ atuaram em ambas as atrações.

0 23º Valadares Jazz Festival reuniu nomes de destaque desse gênero musical no cenário brasileiro, como Bia Nascimento, Mariana Zwarg e Quinteto Universal, Mariana Moraes e Paula Santoro. A violonista brasileira Rosinha Valença foi a homenageada desta edição do festival. A instrumentista fez sucesso na década de 1960, época em que o violão era dominado pelos homens.

Já a Festa Literária (FLiGV), cujo lançamento aconteceu simultaneamente ao Jazz Festival, completou este ano a sua terceira edição. Entre as ações desenvolvidas no evento estão o lançamento de obras de autores da cidade e região, oficinas, palestras e feira de livros. O poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes foi o homenageado dessa FLiGV.

A 3ª Festa Literária de Governador Valadares contou com oficinas, lançamentos de livros e palestras. (Imagem: Flávia Carvalho)

Para a pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria, “é gratificante ver que, apesar das dificuldades, os caminhos da economia criativa e da produção artística estão sendo retomados, assim como um diálogo sem fronteiras entre a cidade, o país e o mundo”. Ela frisou que “debates, saraus, lançamentos literários e musicais alimentam a história da arte e da cultura de uma cidade, abrindo espaço para novas atividades” e fez votos de que essa edição “seja o anúncio de tempos promissores para Governador Valadares e para todo o nosso país.”

A produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho, é a coordenadora do ‘Vamos Ler!’, e reforça os benefícios dessa conexão da universidade com outras iniciativas culturais. “Esses esforços visam contribuir com a produção artística-cultural da cidade, através do apoio à diferentes ações e projetos, buscando fomentar o trabalho de formação de público, em especial dentro da comunidade acadêmica. Acreditamos que o nosso compromisso com essa missão, materializada agora na parceria com a FLiGV e o Festival de Jazz, precisa ser constante e cada vez mais ampliada em cidade e região. Afinal, essa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sociocultural de nossa comunidade.”

Autores da cidade e colaboradores com a neta de Vinícius de Moraes. A cantora Mariana de Moraes (de vermelho, no centro) participou dos dois eventos. (Imagem: Flávia Carvalho)

Responsável por ambos os eventos, o jornalista e produtor cultural Tim Filho elogiou e destacou a importância do apoio da UFJF. “É importante por ser uma instituição difusora do conhecimento, em várias áreas. Isso é coerente com os nossos propósitos, especialmente os da FLiGV, que é incentivar a leitura e a escrita, a produção literária e as artes. Também reforça o papel das instituições no apoio ao eventos culturais, que trazem vida pulsante para a nossa cidade.”