Formandos que realizaram semestre suplementar receberam grau superior em cerimônia no Mamm (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou, nesta segunda-feira, 19, o período de celebrações de colações de grau do ano. No Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), 23 estudantes do curso de Enfermagem receberam o grau superior.

Celebração dos formandos que compartilharam grandes desafios durante o curso (Foto: Carolina de Paula)

Os formandos tiveram seu calendário alterado em decorrência da pandemia da Covid-19, período em que atuaram na linha de frente de combate ao vírus por meio da vacinação da população de Juiz de Fora. Os momentos foram lembrados com a exibição de um vídeo durante a cerimônia, que contou, ainda, com a apresentação cultural da dupla Priscila Martins e Gustavo Coutinho.

Clique aqui para ver as fotos do evento.

Vice-reitora destacou a responsabilidade da Enfermagem na saúde coletiva do país (Foto: Carolina de Paula)

“A pandemia deu visibilidade e evidenciou o protagonismo dessa profissão. E, nesse momento em que a sociedade precisa de vocês, gostaria de reforçar a importância da defesa da educação pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) como única forma de garantir o acesso à saúde para mais de 70% da população brasileira. Temos certeza que em meio a tantos desafios em suas trajetórias, vocês saem daqui preparados para fazer a diferença”, discursou a vice-reitora, Girlene Alves, que é professora e pesquisadora da área.

O formando, Davi Alves, que atuou na linha de frente da vacinação contra a Covid-19, não escondeu o orgulho em poder contribuir para a promoção da saúde coletiva: “Todos nós tivemos uma formação muito difícil, agravada pela pandemia, em que todos da nossa turma puderam contribuir com a vacinação entre março e dezembro de 2021, gerando impactos em toda a sociedade juiz-forana e também na nossa formação. Por isso, colar grau é a realização de um sonho, motivo de felicidade para a minha família e a certeza de que serei mais uma força de trabalho para a Enfermagem.”

Para Davi Alves, formatura é a realização de um sonho para ele e a família (Foto: Carolina de Paula)

Para Bruna Tosetti, receber o diploma traz a “sensação de alma lavada e de dever cumprido”. “É impossível não lembrar dos momentos de atuação na pandemia, que foram difíceis não apenas para nós, da Enfermagem, como também para as nossas famílias, pelo medo de chegar em casa e infectar alguém. Essa formatura para mim é sinônimo de esperança.”

A nova enfermeira, Vitória Lima, reforçou que o período trouxe enorme aprendizado. “Hoje, saio daqui me sentindo muito útil e preparada para o mercado de trabalho, para trabalhar como uma profissional da Enfermagem. Além disso, me sinto muito importante e como parte essencial da área da saúde.”

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf