Os professores Márcio José da Silva Campos e Robert Willer Farinazzo Vitral assumem a gestão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na cerimônia de posse, realizada na última sexta-feira (11), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), o diretor eleito, Márcio Campos destacou a aproximação feita pela chapa com a comunidade acadêmica para planejar os próximos anos da unidade.
“A gente tem ouvido as pessoas, procurando entender os processos, para que possamos traçar uma estratégia e definir prioridades, como forma de conduzirmos este mandato da melhor forma possível.” Campos relembrou sua trajetória profissional e acadêmica e fez agradecimentos ao vice, Robert Vitral.
O novo diretor da Faculdade de Odontologia também ressaltou o apoio da Reitoria, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela Universidade recentemente. “A gente espera que no próximo ano isso melhore, de alguma forma. Vamos conduzir a faculdade direcionando os recursos da melhor forma possível, sempre visando a produção acadêmica na graduação e na pós-graduação, a produção de conhecimento e o serviço à comunidade. Queremos ter uma gestão voltada a impulsionar a faculdade e aumentar o seu destaque nos panoramas local e nacional”, discursou.
Após dois mandatos, a ex-diretora da Faculdade de Odontologia, Maria das Graças Afonso Miranda Chaves, fez a transmissão do cargo e agradeceu aos professores, TAEs, terceirizados e ao reitor e à vice-reitora. A professora também manifestou seu apoio à nova gestão da unidade acadêmica. “Desejo aos professores Márcio e Robert, saúde, paz e muita resiliência. Em vez de desejar sorte, eu prefiro falar que a competência é amiga da sorte. Tenho certeza que eles irão dirigir a faculdade com bastante amor e competência.”
Reitor: Situação orçamentária é delicada, mas há perspectiva de melhora
O reitor da UFJF, Marcus David, relembrou as dificuldades recentes na condução da Universidade, com a situação orçamentária “mais grave da história”. Na avaliação do reitor, há um panorama de melhora no cenário, além de desafios próprios do momento da transição política nacional.
“Temos hoje um orçamento inferior a 50% daquele que precisávamos em 2015, em valores reais. Existe uma perspectiva de mudança política em termos de compreensão da importância da educação e da ciência e da tecnologia em nosso país. Mas ainda temos desafios: o fechamento de 2022 tem sido muito complexo. E há a possibilidade de não termos orçamento aprovado para o início de 2023. No curto prazo, ainda ficamos preocupados e atentos ao que está acontecendo. É um dia de festa, mas preciso fazer esse registro”, afirmou.
Marcus David mencionou ainda a “total disponibilidade” da Reitoria à nova direção da Faculdade de Odontologia e destacou a certeza de que será uma direção exitosa. A cerimônia contou, ainda, com a presença da vice-reitora, Girlene Alves, e do ex-diretor pro tempore da unidade, Eduardo Machado Vilela, que esteve à frente da faculdade durante o processo de eleição da nova gestão.