Há mais de 60 anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem se destacado não apenas pelo ensino, pesquisa e extensão, como também pelo investimento que retorna para a sociedade, transformando vidas. Em ações que impactam toda a sociedade a nível local, nacional e global, a UFJF está presente no dia a dia dos cidadãos, contribuindo com as áreas da ciência, educação, economia, inovação, cultura, diversidade e inclusão.

A campanha “UFJF transformando vidas”, lançada em vídeo no último dia 18, como parte de um conjunto de ações promovidas das universidades públicas, foi estampada também nos banners pelo campus, nesta segunda-feira, 31.  Diante do momento histórico vivido pelo país, é preciso continuar defendendo a educação e, a partir de agora, sua devida reconstrução com investimentos adequados.

No primeiro episódio da campanha, contamos a história da Giovana Gomes, estudante negra e filha de mãe solo que se tornou a primeira da família a ingressar em uma universidade pública. Também mostramos os impactos da instituição na saúde, com a realização do primeiro transplante renal que ocorreu em novembro de 2021 no  Hospital Universitário; e o caráter inovador da UFJF, através do Milktech, aparelho utilizado para identificar a adulteração no leite e similares que foi desenvolvido por professores do Departamento de Física e teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

E dando um spoiler sobre o que vem por aí, o próximo vídeo a ser publicado irá abordar pesquisas de ponta produzidas na Universidade na área de meio ambiente, violência e saúde e desenvolvimento tecnológico. Todas em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Acompanhe, curta e compartilhe. A Universidade também transformou sua vida?