Tradicionalmente, a cada ciclo eleitoral, os pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reúnem para debater a democracia brasileira, bem como os processos e o cenário histórico da mesma, sempre abrindo espaço para questionamentos e conversas com a plateia. Não será diferente nesta quinta-feira, dia 27, às vésperas das eleições que registram o número recorde de eleitores aptos a votar: às 19h, quatro pesquisadores sediam o debate “Eleições e reflexões”, no Auditório 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH), em um evento aberto e gratuito para toda a comunidade.

“O objetivo é pensar sobre o que está acontecendo historicamente no mundo e trazer as teorias que temos para dar sentido a esse universo. O debate é livre – cada professor tem o seu enquadramento, faz sua exposição e, quando termina o ciclo, sempre segue-se o debate com o auditório”, explica um dos pesquisadores organizadores, Raul Magalhães. “O Departamento de Ciências Sociais está mantendo uma tradição de sempre pensar a realidade, as eleições e as políticas brasileiras.”

Os pesquisadores convidados para o evento são, além do próprio Magalhães, Christiane Jalles, Felipe Maia e Rubem Barboza, todos doutores em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e professores do ICH-UFJF, responsáveis por conduzir pesquisas que abordam a cultura política, a Teoria Social, a relação da questão agrária com a modernização no Brasil, o pensamento político ibero-americano, entre outros temas.

Evento é gratuito e aberto a toda a comunidade

Outras informações:
Localização do ICH