Evento com representantes da instituição deu início à programação da Semana do Servidor (Foto: Alexandre Dornelas)

Em celebração ao Dia do Servidor Público, a Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) deu início às atividades da “Semana do Servidor 2022” nesta segunda-feira, 24. Em solenidade realizada no Anfiteatro das Pró-Reitorias, autoridades deram início à  programação, que vai até quinta-feira, 27.

Acompanhado da vice-reitora, Girlene Alves da Silva, o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, afirmou que, apesar da data celebrativa, este é um momento político significativo para os servidores públicos, considerando as ameaças sofridas pelas universidades. Entre elas, a asfixia orçamentária que impacta em todos os setores e transforma o Brasil em um país secundário e não protagonista no cenário global.

David ainda enfatizou que tal posicionamento compromete a valorização das carreiras públicas. “O projeto do atual governo é desmontar o Estado e, neste apontamento, desvalorizar os servidores faz todo o sentido, pois se insere em uma política que enfraquece a educação e inviabiliza que aconteça uma transformação social em território nacional.”

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Mercês de Faria, as atividades da Semana visam conhecer mais profundamente os servidores e propiciar momentos de trocas e encontros. “Esperamos que vocês se sintam parte do elo que criamos com a UFJF em diferentes espaços, pois tudo que é construído na Instituição, seja no ensino, na pesquisa e na extensão, conta com a nossa participação.”

O reconhecimento ao trabalho dos servidores públicos também foi pauta para o presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), Leonardo Andrada, e para o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintufejuf), Flávio Sereno, que fizeram alusão à função social dos trabalhadores de carreira no papel do funcionamento cotidiano da Universidade e do atendimento às demandas sociais que são fundamentais para o desenvolvimento do país.

Entre as atividades, sessão de Yoga na concha acústica (Foto: Carolina de Paula)

Logo após a abertura, foi realizada a palestra “Autocuidado e Saúde Mental”, com a professora do curso de Psicologia, Fabiane Rossi. E, ao final da tarde, no auditório do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), a UFJF homenageou 18 servidores que se aposentaram entre os meses de setembro de 2021 e 2022.

Homenagem aos aposentados

A solenidade teve início com a apresentação dos artistas Victor Cassemiro (piano) e Tamara Medeiros (voz), que mostraram ao público versão da ária “Bachianas Brasileiras nº 4”, de Heitor Villa-Lobos, além de outras duas composições.  Veja aqui todas as fotos do evento.

Entre os aposentados homenageados, estava Edna Maria Gonçalves de Souza, TAE que fez parte do quadro de efetivos por 26 anos. Para ela, que veio de uma família humilde do interior, a Universidade no ínicio parecia uma realidade distante. Mas, além de passar no concurso público, Edna conseguiu concluir o curso de Administração, fez especialização e mestrado. Tudo dentro da UFJF.

Para reitor, mais do que homenagear a contribuição dos servidores, cerimônia reforça a importância do serviço público para a sociedade (Foto: Carolina de Paula)

“Ser uma servidora pública fez total diferença na minha vida, em termos de conhecimento, de melhoria de vida e de ter contato com diferentes pessoas. Jamais pensei que poderia chegar em uma universidade pública federal e conquistar um diploma. E, sem dúvida, esse foi um dos momentos que mais me marcou”, exalta Edna, que trabalhou na antiga Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) e, depois, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), onde se aposentou.

Professora da Faculdade de Medicina (Famed) por 27 anos, Oscarina da Silva Ezequiel, também discursou na cerimônia, agradecendo a instituição. Orgulhosa de sua trajetória como docente e de ter participado do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas desde 2001, ela deixou uma mensagem final aos educadores:  “Se queremos ensinar Geografia a João, precisamos saber de ensinar, precisamos saber de Geografia e precisamos saber de João. Então, precisamos buscar uma prática educacional baseada em evidências, valorizando o mérito acadêmico, avaliando cientificamente nossas propostas educacionais. Precisamos, sim, saber de Geografia, das nossas áreas técnicas, no meu caso a Medicina. Mas precisamos saber de João, que representa os estudantes que precisam ser valorizados enquanto pessoas.”

Após os discursos das oradoras, o reitor Marcus Vinícius David tomou a palavra e saldou a todos os presentes, homenageados, familiares e amigos. Aos agora ex-docentes e TAEs, ele dirigiu palavras de afeto sobre a homenagem realizada. “Trata-se de profundo reconhecimento que a Universidade tem por tudo aquilo que vocês fizeram pela nossa Instituição. Não existe um projeto de nação civilizada sem uma rede de universidades de alta qualidade. É justamente aí que se encontra a importância desta cerimônia. O agradecimento que fazemos ao exemplo que cada um e cada uma deu à história da Universidade é ainda mais relevante agora, porque se trata de uma forma de reforçarmos o quanto reconhecemos o serviço público e a universidade como fundamentais para nosso país”.

Programação

A Semana do Servidor também traz outras atividades, entre elas, a prática de Yoga, rodas de conversa e palestras que abordam temas relacionados à saúde e ao bem-estar. Além disso, também acontece o “Café com Arte”: espaço para que o servidor e/ou familiares possam apresentar talentos como produtos culinários, artesanatos, trabalhos manuais e cultivo de plantas. Os servidores são convidados a trazer um lanche para compartilhar entre os participantes.

Confira a programação completa.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf