A movimentação no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou a se intensificar por volta das 7h nesta segunda-feira, dia 18, quando os primeiros estudantes começaram a chegar para dar início a retomada plena das atividades acadêmicas presenciais. Com o retorno das aulas para a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação, cerca de 23 mil estudantes são esperados em Juiz de Fora e em Governador Valadares.
Já no quarto período da graduação, a aluna do Direito Isabelle Antunes entrou, pela primeira vez, em sala de aula. Quando foi aprovada, a Universidade já havia suspendido as atividades presenciais, durante o auge da pandemia. “Além de ser o meu primeiro dia de aula, significa a volta ao normal, o que eu esperei por quase dois anos desde que passei na UFJF. O estudo em casa é uma realidade totalmente diferente e a experiência não é a mesma, inclusive, da minha turma eu não conheço praticamente ninguém, apenas as carinhas que via pelas telas. A experiência de estar aqui, conviver com as pessoas, criar relações, fazer trabalhos juntos é tudo bem diferente.”
Sobre as medidas de biossegurança adotadas pela Instituição, a estudante de Direito acredita que a UFJF retomou as atividades presenciais no momento certo. “Eu já tomei a terceira dose da vacina contra a Covid-19, encaminhei o meu passaporte vacinal, mas compreendo que é obrigatório seguir os protocolos de biossegurança, pois a pandemia ainda não acabou. Porém, acredito que hoje é o primeiro passo para começarmos uma vida nova e as medidas de segurança são muito importantes para podermos conviver juntos.”
A UFJF exige o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos e administrativos, sendo facultativo seu uso nos espaços abertos. É necessário que todos higienizem sempre as mãos, troquem os protetores faciais quando necessário, mantenham os espaços arejados e evitem aglomerações. Veja essas e outras orientações para o início das aulas no #MinhaUFJF.
Primeiro dia de aula
Diferente de Isabelle, a estudante do curso de Serviço Social, Larissa de Almeida Oliveira, recém aprovada pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), não passou pela experiência do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acompanhada da amiga, Maria Fernanda Hansen Trevisan Passos, conta que está com a expectativa alta para o primeiro dia de aula, depois de ter estudado dois anos em casa. Mesmo sendo natural de Juiz de Fora, aguardava para participar da aula de Serviço Social e Questão Social. “Sobre as oportunidades que a Universidade oferece e os protocolos de segurança, eu tenho acompanhado pelo instagram da UFJF. Me sinto segura em estar aqui nesse momento, pois estou vacinada com a terceira dose, usaremos máscaras e álcool em gel, então será tranquilo”, comenta Larissa.
Bem-vindo a pós-graduação
Entre os cerca de 3.300 estudantes que retomam as atividades presenciais da pós-graduação, Pedro Henrique Leite, iniciou nesta segunda-feira, 18, o Mestrado em Economia. O pós-graduando conta que não é a primeira vez que visita a Cidade Universitária, mas que desde o primeiro dia, achou o ambiente muito bonito e que está feliz em poder dar continuidade aos estudos na UFJF. Vindo de Congonhas, o estudante diz que as expectativas para as aulas são as melhores possíveis. “Por tudo que a gente pesquisa, a cidade e a Universidade parecem ser muito boas. Estou muito feliz por estar aqui e espero que o mestrado possa me abrir oportunidades.” Sobre os protocolos de biossegurança, afirma ter se informado sobre o Busco Saúde e o passaporte vacinal. “Acompanhei tudo pelas redes sociais da UFJF e foi muito fácil e bem tranquilo.”
De longe
Vindo da República do Benin – um país da região ocidental da África em que a língua oficial é o francês, sendo que o fom, bariba, iorubá e dendi também são falados -, Habirou Mama fez um grande percurso para vir à UFJF. O primeiro passo foi pegar um voo que durou cerca de 20 horas para aterrissar no Rio de Janeiro, seguido de mais de três horas de viagem até chegar ao município mineiro. Ansioso para o primeiro dia de aulas no curso de Ciência da Computação, o estrangeiro ainda estava perdido no campus, mas as expectativas eram positivas para começar o estudo. “Eu me sinto bem por estar aqui, ainda mais que esperei muito tempo para esse momento. Estou bastante animado por ser o meu primeiro dia na UFJF.”
Calendários acadêmicos
Os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares celebram o retorno de cerca de 20 mil estudantes. As aulas do primeiro semestre de 2022 dos cursos presenciais de graduação – que têm condições de iniciar o ano letivo 2022 -, bem como o Ensino à Distância (EAD), iniciam as aulas nesta segunda-feira, 18, e terminam em 19 de agosto. Já o segundo período está previsto para ser realizado entre os dias 12 de setembro e 20 de janeiro de 2023.
Os calendários acadêmicos, no entanto, continuam atendendo às especificidades das diferentes áreas de formação. Por isso, boa parte dos cursos da saúde ainda estão repondo seus conteúdos do ano de 2021 – alguns no período regular e outros por meio de semestres suplementares. A legislação prevê a oferta em formato remoto emergencial para o calendário letivo de 2021, mas não há atualmente regulamentação para manutenção desse formato em 2022. A UFJF permanece deliberando nos conselhos as condições para o retorno integral seguro.
Cursos ainda em reposição de calendários
Os estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia do campus sede iniciaram o primeiro semestre letivo de 2021 em 3 de janeiro e finalizam no dia 9 de maio de 2022. O segundo período de 2021 está previsto para começar no dia 6 de junho e terminar em 5 de outubro.
Com um calendário acadêmico similar ao dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, as graduações de Farmácia, Jornalismo e Rádio TV e Internet (RTVI), também do campus de Juiz de Fora, começaram o segundo semestre letivo de 2021 no dia 3 de janeiro e finalizam em 9 de maio de 2022. Em sequência, iniciarão o primeiro período de 2022, de forma presencial, em 6 de junho, com conclusão em 5 de outubro de 2022.
Os cursos de Fisioterapia de Juiz de Fora e Farmácia, Medicina e Nutrição de Governador Valadares também terão um cronograma diferente do regular. Essas graduações terminam o primeiro semestre letivo de 2021 em 19 de março, fazem o segundo semestre letivo, ainda de 2021, entre 18 de abril e 19 de agosto e dão início ao primeiro semestre letivo de 2022 em 12 de setembro com término previsto em 20 de janeiro de 2023.
Por fim, Odontologia de Governador Valadares começa o primeiro semestre letivo de 2021 em 18 de abril com término em 19 de agosto. O calendário ainda prevê que o segundo semestre letivo de 2021 tenha início em 12 de setembro e término em 20 de janeiro.
Para esses cursos com calendários letivos ainda de 2021, as aulas poderão ser presenciais ou mantidas de forma remota, de acordo com a necessidade das disciplinas e departamentos.
Busco Saúde
Para averiguar as condições de saúde da comunidade acadêmica, o sistema Busco Saúde tem o objetivo de auxiliar no registro e monitoramento dos sintomas de Covid-19, possibilitando, ainda, que seus usuários entrem em contato com um profissional de saúde habilitado através do direcionamento para um canal de teleorientação. A plataforma também ajuda no encaminhamento e distribuição de pacientes para os locais de atendimento de seu município, a fim de reduzir aglomerações e grandes filas de espera.
Na UFJF, os alunos, professores, técnico-administrativos (TAEs) e terceirizados podem realizar o seu automonitoramento via sistema Busco Saúde.
Leia mais: Encontros e reencontros na #MinhaUFJF
Confira imagens do retorno em nossas redes
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF