O Seminário de Iniciação Científica (Semic), evento anual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), encerra sua vigésima sétima edição nesta sexta-feira, 17, com o anúncio dos projetos premiados, das menções honrosas e dos trabalhos convidados para publicar na revista Principia, periódico editado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) com o intuito de promover a divulgação científica. O encerramento oficial contou com a presença do reitor da UFJF, Marcus David; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro Oliveira; e da coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto.
Ao todo, foram 685 projetos inscritos para o evento. Entre eles, 36 foram selecionados para as webconferências, que constituem a etapa final de avaliação dos projetos. Por fim, os colégios que reúnem as sete áreas de conhecimento (Colégio de Ciências da Vida, Colégio de Humanidades e Colégio de Ciências Exatas) condecoraram como projetos vencedores as apresentações orais mais bem avaliadas, que receberão uma certificação específica.
As menções honrosas, por sua vez, contemplaram os projetos que mais receberam likes nos vídeos veiculados no Youtube, selecionados de acordo com as áreas de ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Saúde, Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciência da Computação e Linguística, Letras e Artes. Além dos vencedores eleitos pelos colégios e dos projetos com menções honrosas, os cinco melhores trabalhos de cada uma das áreas serão convidados a publicar na Revista Principia.
“As dificuldades orçamentárias enfrentadas nos anos de 2020 e 2021 certamente caracterizam um dos cenários mais difíceis da história das universidades federais. Mas, apesar desse cenário tão difícil, a UFJF entendeu que precisávamos manter os esforços de investimentos na iniciação científica, entendendo que esse é um dos mecanismos fundamentais para garantir o desenvolvimento acadêmico da nossa instituição”, pontuou o reitor Marcus David. “Continuamos lutando muito para tentar reverter essa situação.”
“Em tempo de tanto negacionismo e tanto obscurantismo, é a ciência que está nos salvando. Desta forma, estamos cumprindo bem a nossa missão dentro da universidade brasileira: resistindo, formando nossos alunos e os entregando para a sociedade brasileira como nossos futuros cientistas”, reforça a pró-reitora Mônica Oliveira, que também destacou a publicação da vigésima primeira edição da revista Principia.
A coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto, destacou o trabalho intenso na avaliação dos trabalhos e agradeceu “a presença e o envolvimento ativo de toda a comunidade acadêmica da UFJF, da equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, dos membros dos comitês assessores e dos avaliadores externos que estiveram conosco, remotamente, avaliando os trabalhos”.