Com cronograma que concentra ações no segundo semestre de 2021, o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já começou a ser traçado, com a formação das equipes para construir as propostas de ação que irão guiar a instituição pelos próximos cinco anos, entre 2022 e 2026. Para quem ficou interessado, mas ainda não se inscreveu, a Comissão Executiva liberou a abertura das inscrições para até o dia 15 de agosto. 

vista panoramica_campus_ufjf__foto_alexandre_dornelas_ufjf

Estudantes e servidores têm até 15 de agosto para se inscreverem pelo Siga (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Qualquer graduando, pós-graduando, docente ou técnico administrativo em Educação (TAE) dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, com vínculo ativo com a UFJF, pode se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), na aba Eventos, no item Inscrição – Grupos PDI (ID 4566). 

Representante da Comissão Executiva, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, considera que a prorrogação visa garantir maior participação. “Os grupos vão iniciar os trabalhos e, na medida em que outras pessoas forem se inscrevendo, elas vão agregando às discussões.”  

Também será possível participar indiretamente, por meio dos encontros virtuais das reuniões e audiências públicas. Informações e outros detalhes sobre o processo de formulação do PDI, tais como: etapas, cronograma e orientações para a elaboração dos objetivos e metas, estão disponíveis no site www.ufjf.edu.br/pdi

“Os grupos e subgrupos precisam ser diversos, heterogêneos, coletivos, com a participação de movimentos sociais e estudantis que existem dentro da Universidade, para que todas as possibilidades com relação àquele tema possam ser contempladas”, afirma a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra, integrante da Comissão Coordenadora.

Cronograma
Dezembro é o prazo limite para que o Conselho Universitário (Consu) delibere e aprove o texto final do PDI 2022-2026, que já passará a valer a partir de janeiro de 2022. Por isso, as atividades de cada grupo devem seguir esse planejamento para não prejudicar o andamento das etapas. 

Pesquisa
Também continua disponível o questionário que busca conhecer as percepções da comunidade acadêmica sobre pontos fortes, fragilidades, desafios e oportunidades da UFJF. Essa pesquisa será muito importante para compreender expectativas e direcionar com mais precisão as diretrizes do PDI 2022-2026.

Para participar, é preciso informar no código de acesso o número de matrícula (da Universidade ou Siape). É possível responder até 21 de agosto. Os resultados serão apresentados de forma agregada, sem identificação dos respondentes, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.

Mais informações
www.ufjf.edu.br/pdi