A 73ª Reunião Anual da SBPC, que começou no dia 18 e se encerra hoje (24), foi marcada pela participação expressiva de internautas, de todas as regiões do Brasil, inclusive de outros países. O evento contou com 148 atividades ao longo da semana, sendo 34 minicursos online, 54 mesas-redondas, 32 conferências, 20 painéis, quatro sessões especiais, três sessões de bate-papo e uma assembleia, que discutiram a covid-19, direitos humanos, além de questões sobre o meio ambiente, educação e investimentos em ciência e tecnologia. Das 148 atividades, 72 delas foram realizadas por 60 sociedades afiliadas e entidades parceiras.
O evento, que teve como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, foi organizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adaptado ao ambiente virtual, pela segunda vez, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como prática mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da covid-19.
O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, lembrou que quando apresentou a candidatura para receber a Reunião Anual, a Universidade tinha ainda a expectativa de que o evento fosse presencial, mas, lamentavelmente, as circunstâncias fizeram com que o evento fosse virtual. “Mesmo assim, foi uma grande honra e satisfação sediar, mesmo que virtualmente, o maior evento científico do nosso país”, celebrou na Sessão de Encerramento do evento, realizada nessa sexta-feira, 23 de julho.
“Nós já tivemos reuniões anuais que foram marcos importantes. Essa 73ª edição, que está sendo realizada virtualmente, trouxe grandes debates sobre os mais variados temas, de resultados importantes de pesquisas a políticas públicas e questões sociais, de ações que promovem o envolvimento das pessoas com a ciência até as apresentações de trabalhos dos jovens da iniciação científica. Em todas as mesas-redondas, conferências e painéis, contamos com pesquisadores do Brasil inteiro e de todas as áreas, que aprofundaram as análises sobre a situação grave que estamos vivendo. Eles mostram que a ciência, a educação e a saúde podem colaborar para o enfrentamento da grave crise sanitária, econômica e social de nosso País”, declarou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, que passou a liderança da entidade nesta sexta-feira, após quatro anos na Presidência, a Renato Janine Ribeiro. (Leia aqui o discurso de Ildeu Moreira na abertura do evento)
Em seu discurso de posse, proferido na Sessão de Encerramento dessa sexta-feira, Ribeiro reiterou a luta da SBPC pela democracia e pela ciência e destacou a efervescência da Reunião Anual: “Hoje, um evento científico, como a Reunião Anual da SBPC, é sempre um encontro do saber, uma festa da democracia, uma defesa da paz e da melhora das condições de vida para todas as pessoas”, disse.
O novo presidente da SBPC também agradeceu a todos que participaram desta 73ª Reunião Anual, ressaltando que a SBPC deixará os inúmeros vídeos do evento disponíveis por tempo indeterminado em playlists no seu canal do YouTube e ainda convidou a todos a participarem da próxima edição do evento, a 74ª Reunião Anual, que se realizará em Brasília, em julho de 2022.
A 73ª Reunião Anual em números
A participação intensa nas atividades online foi o destaque da semana científica. A programação científica, realizada de 19 a 23 de julho, transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, registrou um alcance total de mais de 26,2 mil usuários, sendo um total de 2.435 pessoas assistindo simultaneamente às atividades na semana. “É um número bastante significativo”, afirmou Paulo Hofmann, ex-secretário-geral da SBPC e coordenador do evento. Só as atividades das sociedades afiliadas somaram mais de 11 mil visualizações. Das 3.650 vagas dos minicursos online que foram disponibilizadas, 1.560 foram ocupadas.
Os vídeo-pôsteres, que fizeram parte da Sessão de Pôsteres, tiveram mais de 4,1 mil visualizações ao longo da semana. A atividade contou com 247 trabalhos apresentados, que trouxe resultados de pesquisas científicas ou descrição de atividades ligadas a ensino-aprendizagem. Desses, 82 foram encaminhados por estudantes (ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação), professores (ensino básico, profissionalizante ou superior), pesquisadores e profissionais. A atividade apresentou ainda 165 estudos selecionados por 24 instituições participantes da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). As apresentações abrangeram todas as áreas do conhecimento e foram submetidas por participantes de 23 estados e Distrito Federal. Todos serão publicados nos Anais do evento em 29 de abril de 2022
Dos 247 trabalhos, a SBPC destacou sete deles – três premiados e quatro que receberam menções honrosas, segundo a decisão dos avaliadores. A seleção final considerou as Normas de Submissão do trabalho e Normas do Prêmio, divulgadas no site do evento.
Outra atividade que merece ser destacada foi a SBPC Jovem e Família, que teve início no dia 17 e se encerra hoje (24), por registrar até essa sexta-feira, 2.206 visualizações no canal da UFJF no YouTube. Segundo Elói Teixeira, professor da UFJF e coordenador da atividade, a programação contou com 50 atrações assíncronas, como oficinas, exposições virtuais e experimentos, que ficarão disponibilizadasno site o resto do ano. Também foram realizadas a Colônia de Férias da AEB e a II Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da UFJF – Edição de Inverno, com 12 salas virtuais e atendimentos a crianças de todos os estados do País.
Já a SBPC Cultural registrou 1,5 mil visualizações, com um alcance de mais de 2,2 mil usuários na playlist do Youtube da SBPC. A atividade contou com 24 atrações, sendo sete apresentações dos equipamentos da UFJF, sete de artistas de Juiz de Fora e região, além de oito oficinas gratuitas e duas exposições artísticas.
Todos os painéis, mesas-redondas, sessões especiais, conferências e sessões de bate-papo da 73ª Reunião Anual estão disponíveis em uma playlist nos canais da SBPC e da UFJF no YouTube.
A SBPC já se prepara para a próxima edição da Reunião Anual, que será na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal do País, em julho de 2022.
Vivian Costa – Jornal da Ciência