Autoridades durante cerimônia de posse do Conexc (Imagem: Reprodução)

Em cerimônia remota realizada na última quarta, 30, foram empossados os novos integrantes do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Representantes dos programas de extensão do Campus GV, os docentes Tayara Talita Lemos e Braulio Magalhães relatam os desafios da política extensionista e as expectativas para as ações na região de GV e da Bacia do Rio Doce.

“Compor o Conexc em qualquer cenário é extremamente importante, já que passamos a trabalhar para definir as políticas e assuntos relacionados à extensão e à cultura no âmbito da Universidade, e a entender como podem ser os impactos diretos aos beneficiários e parceiros, bem como a toda a sociedade”, relatou a professora Tayara, que considera o desafio ainda maior em tempos de pandemia. “Fazer parte desse conselho em plena pandemia e em situação de tão grave desmonte de direitos humanos, incluindo a educação e seu orçamento, significa um desafio diferente, especialmente porque nos impulsiona a desenvolver novas formas de diálogo, interação e, nomeadamente, novas maneiras de fazer com que a extensão cumpra o papel que ela mesma se propõe, que é o de articular ensino e pesquisa, e encarnar a função social da universidade”.

Os desafios decorrentes do atual contexto de pandemia foram abordados também pelo docente do Departamento de Direito e suplente na representação do campus avançado, Braulio Magalhães. “A universidade pública tem função fundamental junto aos temas que a sociedade apresenta; é na extensão que se tem possibilidades fundamentais de ação por parte da comunidade acadêmica. Todos os cursos deveriam ter a sensibilidade de promover aproximações com os diversos públicos acometidos com as maiores vulnerabilidades que temos, e em tempos de pandemia essas vulnerabilidades têm aparecido mais fortes. É um compromisso da universidade se apresentar e se colocar em temas importantes”, pontuou.

Desafios para a nova gestão

Tayara Lemos relatou os desafios da nova gestão do Conexc. (Foto: arquivo UFJF/GV)

Em sua fala, Tayara mencionou as perspectivas de atuação da nova gestão do Conexc, que deve considerar as divergências de contexto entre os dois campi da UFJF. “Creio que essa equipe terá que ter em mira, para além do desafio de se fazer uma extensão remota, também a observação das distinções entre as realidades de GV (e da bacia do Rio Doce) e de JF, as gritantes diferenças entre os campi, os desafios que se colocam em proporção, dimensão e materialidades muitas vezes díspares, mas também a potência extensionista que os une, sabendo usá-la a favor – a nosso favor, a favor da UFJF –, já que a pluralidade na diferença é os que nos agrega e nos torna iguais na partilha, na troca e nas realizações”.

“Desse modo, ocupar esse espaço de construção é também levar as pautas da comunidade (juntamente com a própria comunidade) para a universidade, com objetivos de transformação, estreitamento das relações, diálogo, comunicação, e, sobretudo, emancipação. E essa deverá ser a nossa proposta. Finalizo, então, com um convite a que tenhamos coragem, que, como Guimarães Rosa dizia, é o que a vida quer da gente, e, ao mesmo tempo, com uma encorajadora frase de Margarida Alves, importante liderança feminina na luta pela terra e pelos direitos humanos: ‘medo nóis tem, mas não usa'”, finalizou.

Além de Tayara e Braulio na representação dos programas de extensão de GV, o Conselho Setorial de Extensão e Cultura conta com a professora Rosana Ribeiro Felisberto coordenação de projetos da área de Direitos Humanos, e Taysnara Sabrine Oliveira e Bianca de Jesus Souza na representação da comunidade valadarense. Confira aqui a lista de integrantes do Conexc.

O Conexc
Reativado em 2017, o Conselho de Extensão e Cultura é um órgão colegiado superior normativo, consultivo e deliberativo sobre os temas relacionados à extensão e à cultura no âmbito da UFJF. Entre suas atribuições estão propor ao Conselho Superior diretrizes da Universidade relativas a políticas nas áreas de sua competência, estabelecer normas gerais para a organização, funcionamento, implementação, avaliação e alterações relativas às atividades de extensão e cultura, e ainda deliberar sobre convênios da Universidade com outras entidades.

Clique aqui para mais informações sobre o Conselho.