“Matrizes imaginárias e arquetipais do etnocentrismo” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 29, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidado o líder do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.

Oliveira  explica que os encontros virtuais do grupo têm por objetivo fomentar reflexões acerca das pesquisas da educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. “O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações.”

Sobre o pesquisador

Julvan Oliveira é doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF; líder do Anime Anime; integrante do GT 21 – Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação; e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, vinculado à área de Filosofia Africana e Afrodiaspórica. Tem interesse nos seguintes temas: africanidades, filosofia africana e imaginário afro-brasileiro.

“Na live, serão apresentadas algumas imagens do mal nas mitologias ocidentais, demonstrando que elas são representadas e/ou simbolizadas pela cor negra, contribuindo para o etnocentrismo. A abordagem teórica eleita como fio condutor da análise será a antropologia do imaginário, que visa a instauração de um pensamento transdisciplinar para a análise dos símbolos”, aponta Oliveira.

Saiba mais:

Grupo de pesquisa realiza série de lives sobre africanidades e imaginário

Siga o Anime nas redes sociais:

Instagram – Facebook – YouTube

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br