A Universidade Federal de Juiz de Fora, sede da próxima Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com as instituições parceiras, está com inscrições abertas para as atividades do “Circo da Ciência” na SBPC Jovem on-line. Os interessados devem indicar as iniciativas até o dia 31 de maio, por meio de formulário eletrônico.

As atividades do Circo da Ciência serão integradas a SBPC Jovem on-line e o formulário permite que os proponentes escolham qual tipo de ação pretendem realizar, entre elas, exposições ou mostras virtuais; Vídeos de construção de experimentos ou oficinas; Vídeos de visitas guiadas a centros e museus de ciência; Aplicativos ou jogos científicos; Conteúdo para podcast de até 20 minutos; ou outras modalidades que possam ser desenvolvidas on-line.

A “SBPC Jovem e Família” pretende realizar ações virtuais com atrações para todas as idades. Diante dessa perspectiva, durante o ato de inscrição, os proponentes devem também anunciar os nomes das atividades, descrevê-las sucintamente, definir o público-alvo – faixa etária e nível de escolaridade -, e enviar o link da atividade proposta para ser avaliada.

De acordo com o coordenador da SBPC Jovem e Família, na 73ª Reunião Anual, professor Elói Teixeira, o objetivo das atividades, além de abranger a comunidade universitária, deve proporcionar um envolvimento com o público do ensino básico e com a população em geral. “Essas ações são voltadas para a divulgação e popularização da ciência e devem apresentar uma linguagem que permita o acesso de toda a comunidade, tanto a escolar, quanto a população em geral.”

Avaliação dos projetos

Segundo Teixeira, os proponentes precisam ter ciência de que as propostas encaminhadas à organização do evento serão avaliadas pela coordenação do evento, juntamente com outros membros da comissão organizadora, para que possam ser analisadas as atividades submetidas.

“As avaliações serão realizadas por uma equipe composta pela coordenação da SBPC Jovem e também da Diretoria de Imagem Institucional, por meio dos jornalistas do setor de divulgação científica. Esperamos que as pessoas participem e que tenhamos muitas atividades para promover a divulgação da ciência e envolver a toda a sociedade, não só a comunidade acadêmica das universidades e os institutos de pesquisa, mas a população de uma forma geral”, explica o professor.

A organização do evento salienta que o envio da sugestão não implica na aceitação da mesma, portanto, é importante destacar a possibilidade de a proposta não ser aprovada.

SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a UFJF realizarão a 73ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Com o tema “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade”, a reunião acontece inteiramente de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da covid-19.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf