O Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi) da Universidade Federal Fluminense e a University of Pittsburgh (Estados Unidos), realiza nesta quinta-feira, dia 1°, às 18h, o segundo encontro dos Seminários CULTNA – Cultura Negra no Atlântico.
A atividade desta semana tem como tema ‘“Descolonizando Imaginários e Saberes” e será ministrada pelo professor da Howard University (Estados Unidos), Clément Akassi. O debate se dará a partir do artigo “Descolonizando os Imaginários e Epistemologias/Saberes. Áfricas e Américas/América Latina” de autoria do docente.
O evento on-line será realizado em língua portuguesa, sendo a participação gratuita e aberta a todos os interessados na temática. As inscrições podem ser feitas neste link.
Teorias pós-coloniais
O professor Clément Akassi salienta que seu trabalho de pesquisa está estruturado nas teorias pós-coloniais ou decoloniais. “Isso porque, pela primeira vez na história da construção das epistemologias, a pós-colonialidade – ou sua variação, a decolonialidade – oferece ao sujeito colonizado a oportunidade de produzir uma contraepistemologia, ou mesmo, um contradiscurso que pretende descolonizar o imaginário e os saberes.”
O pesquisador acrescenta que a descolonização do imaginário se institui a partir de uma contraepistemologia construída em tensão com a colonialidade do saber e do poder, impostas pelo escravizador branco. “É o que nos permitem mostrar as teorias pós-coloniais ou decoloniais, no caso do sujeito colonizado/escravizado africano (ou sujeito pós-colonial africano). Essa contraepistemologia, cabe esclarecer, não é somente expressa pela escrita ou pela oralidade, mas também está presente nos gestos do sujeito pós-colonial africano ou indígena”, afirma.
Os Seminários Cultna serão realizados na plataforma zoom do Center for Latin American Studies da Universidade de Pittsburgh.
Saiba mais:
Seminários sobre cultura negra no Atlântico iniciam nesta 5ª
Labhoi no Instagram
Labhoi no YouTube
Outras informações: Seminários Cultna ou labhoiufjf@gmail.com