Ainda hoje, reflexos da escravidão são sentidos em nossa sociedade e, visando à discussão e reflexão acerca do tema, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta quinta-feira, dia 1º, o professor da Howard University (Washington, DC), Clement Akassi, para a palestra “Identidades Africanas Globais e Descolonização das Epistemologias e Imaginários”. O evento acontece às 19h, no Anfiteatro 3, do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Akassi faz parte do Movimento Negro nos Estados Unidos e, na palestra, abordará teorias pós-coloniais e descoloniais; a descolonização do imaginário, relativizando representações já naturalizadas; e conceitos homogeneizantes associados à cultura negra, forjados a partir de uma perspectiva eurocêntrica.

A diretora da Diretoria de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, explica a relevância de eventos como este dentro da Universidade. “Nós somos um país que viveu e ainda vive os traumas e os efeitos da escravidão que, inclusive, estão presentes na forma como a gente se estrutura. A questão do escravizado ainda tem efeitos na nossa sociedade. Nós tentamos minimizar essa separação com políticas de inclusão que agora estão sob ameaça, como por exemplo, a política de cotas, então é preciso, em um momento como esse a gente pensar sobre essas questões, e é essencial ter a oportunidade de pensá-las por uma perspectiva de um professor africano, que mora e ministra aulas nos Estados Unidos, na primeira universidade de ações afirmativas do país”.

A palestra é promovida pelo Programa de Pós-graduação em História (PPG-História) e a participação é gratuita. Serão emitidos certificados de participação pelo PPG-História. Não é necessária inscrição prévia.

Outras informações: Página do evento no Facebook