Você sabia que, ao receber um boleto impresso, deve deixá-lo em quarentena? E aquele livro que seu amigo resolveu devolver justamente durante a pandemia? Essas são questões que envolvem a proteção de pessoas e de documentos neste período de pandemia. Para evitar o contágio e a disseminação do coronavírus, a equipe do Arquivo Central e do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicaram dicas de segurança no atendimento presencial ao público e de cuidado com os documentos. As orientações estão contidas na nova versão da Cartilha Covid-19 e arquivos: a proteção de pessoas e acervos em tempos de pandemia.

Conforme explica a conservadora e restauradora do Arquivo Central da UFJF, Andreia Rodrigues, o objetivo principal da cartilha é trazer informações organizadas de prevenção e cuidados relacionados à Covid-19 e ao bem-estar dos funcionários e usuários do acervo do Arquivo. “Isso tudo tentando nos preparar para essa nova realidade. Não sabemos, ao certo, quando retornaremos às atividades presenciais, não sabemos qual será o cenário desse retorno. Com certeza, até lá, teremos outras atualizações e informações, mas é importante já começarmos a nos preparar e estarmos atentos aos cuidados necessários.”

Andreia acrescenta que os cuidados inerentes ao manuseio dos documentos do Arquivo Central foram incrementados com outras recomendações, em consonância com o que afirmam as autoridades sanitárias. “No caso da pandemia, somam-se alguns cuidados a mais. Não obstante a cartilha seja voltada para a rotina do Arquivo Central, as informações podem ser úteis em outros setores e para outras pessoas.”

Cuidados voltados a trabalhadores e usuários

Assim como em outros setores da UFJF, o atendimento presencial do Arquivo Central está suspenso devido à paralisação das atividades como medida de evitar a proliferação do novo coronavírus. Solicitações podem ser encaminhadas pelo e-mail arqcentral.ufjf@gmail.com, ou através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Leia a íntegra da Cartilha.