Procedimento visa abastecer coordenação de cursos, departamentos, colegiados e núcleos docentes com subsídios que lhe permitam identificar pontos fracos e fortes na relação docente-discente (Imagem: Pixabay)

A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), da Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF) disponibilizou nesta segunda-feira, 11, os relatórios de avaliação de disciplinas presenciais e a distância relativas ao segundo semestre de 2019. O objetivo da análise é realizar diagnósticos e aperfeiçoamentos por meio da colaboração de alunos e professores.

Confira os resultados.

Para alcançar o objetivo, o questionário abordou questões como organização da disciplina, comprometimento e cumprimento do cronograma de atividades, entre outras. De acordo com a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, para além de uma obrigação legal, o procedimento visa prover coordenações de cursos, departamentos, colegiados e núcleos docentes estruturantes de subsídios que lhes permitam identificar fragilidades, pontos fracos e fortes relacionados aos processos acadêmicos e à relação docente-discente. “A ferramenta disponível no Siga – Módulo de Avaliação – também está em construção. Além destes questionários já aplicados, é possível, sob demanda, efetuar pareceres específicos das disciplinas”

Desde o segundo semestre de 2018, quando foram iniciadas as aplicações de questionários, o processo se encontra em fase de avaliação para adequação às diversas disciplinas da UFJF e aprimoramento com base em sugestões recebidas de discentes e docentes. “No primeiro semestre de 2019, foram avaliadas todas as disciplinas presenciais e em EAD. Os relatórios de respostas foram organizados para cursos e para departamentos, garantido o sigilo dos respondentes e dos avaliados”, explica a diretora.

Avaliação de disciplinas
A avaliação própria é estabelecida por lei desde 2004, sendo responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Na UFJF, a partir de proposta da CPA, a avaliação própria de disciplinas é estabelecida pela resolução 13/2015 do Conselho Superior (Consu), segundo a qual cabe à Diavi a implementação dos questionários de avaliação e a elaboração de relatórios para ampla divulgação.

(32) 2102-3915 Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf