Promover e discutir questões relacionadas à saúde mental tem se tornado, com o passar dos anos, uma atividade recorrente em diversos países ─ principalmente no Brasil, onde, segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% da população é acometida por problemas como depressão e ansiedade. Em 2020, com a pandemia do Covid-19 e as medidas de afastamento social colocadas em prática, é esperado que esses quadros aumentem. Foi pensando nisso que pesquisadores de diversas instituições, entre elas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveram a plataforma “Calma Nessa Hora”, uma iniciativa voluntária que busca amparar a saúde mental durante a quarentena. 

O objetivo principal da plataforma é prestar acolhimento básico para quem possa estar passando por situações difíceis em razão do quadro geral da pandemia, como estresse, ansiedade, conflitos interpessoais e até mesmo depressão. O “Calma Nessa Hora” é um espaço online em formato de aplicativo de web (webapp) e funcionará por meio de questionários e chats através do serviço tawk.to, que garante a supervisão dos voluntários em tempo real e oferece suporte para vários idiomas. A expectativa é que seja possível conduzir aproximadamente 60 mil acolhimentos gratuitos via chat. 

Ao todo, a plataforma envolve professores, alunos e ex-estudantes voluntários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Católica de Petrópolis (UCP), além da Universidad Nacional de Tucumán (UNT), na Argentina, e da Universidade de Berna, na Suíça. O grupo de especialistas possui experiência na área de acolhimento em saúde, saúde mental e E-Saúde (relação da área com os recursos da internet), prezando a busca conjunta por intervenções baseadas em evidências científicas. 

O professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Telmo Ronzani, um dos coordenadores e idealizadores do projeto, explica que “estamos vivendo um momento único no mundo, com muitas incertezas, medos e muitos impactos na vida de todos. Por isso, uma ferramenta com grande alcance territorial pode dar um suporte para pessoas, de uma forma geral, sobre essas sensações produzidas. Acreditamos que pode ser uma iniciativa muito útil e mostra que as universidades e os servidores estão trabalhando de maneira compromissada, colaborativa e em diversas frentes para contribuir a minimizar os danos causados pela pandemia. Mesmo sem uma grande divulgação, somente em uma semana mais de 500 pessoas já acessaram a plataforma. Pessoas de diversas regiões do Brasil e Argentina.”

Para participar do acolhimento, não é necessário nenhum tipo de inscrição, havendo, inclusive, a opção de participação anônima.

Confira o site: calmanessahora.com.br/#/